História preservada - relógio da antiga Cica volta a funcionar
História preservada - relógio da antiga Cica volta a funcionar

Quem passa pelo Jardim Cica desde o último mês provavelmente notou que o relógio da torre da antiga Cica voltou a funcionar.

O gestor de empreendimentos imobiliários, Marcelo Possebon, que cuida da área de investimentos onde funcionou por décadas a empresa Cica, diz que o intuito é preservar a história do local e devolver para Jundiaí algo de grande importância para a cidade.

“Apesar de ser um empreendimento privado, ele tem um cunho histórico muito grande para a cidade. Como a restauração do relógio não esbarrava na questão do tombamento do espaço, que está em andamento, a gente resolveu dar esse presente para a cidade”, afirma.

O investimento foi de R$60 mil para a restauração da máquina do antigo relógio e R$ 100 mil para a parte de infraestrutura elétrica.

O intuito do empreendimento é abrigar vários estabelecimentos, funcionando como um ‘power center’, mas sempre mantendo as características históricas. “Manter toda a arquitetura, revitalizar de forma sustentável”, continua Marcelo.

Atualmente, o espaço é protegido pelo Inventário de Proteção do Patrimônio Artístico e Cultural (Lei 443/2007) e a responsabilidade pela preservação do bem cabe aos administradores do imóvel, no caso, o Fundo Cica. No momento, está em andamento o processo de tombamento por parte da Prefeitura de Jundiaí.

[tdj-leia-tambem]

“É um local de enorme importância histórica para Jundiaí, pois foi ali e em outras empresas que a economia de Jundiaí passou a se fortificar. A empresa tem a ver com a história de muitos jundiaienses. E a importância do tombamento é poder manter essa história, as características originais do local, para que as obras feitas no local preservem essas características originais”, afirma William Paixão, diretor do Departamento de Patrimônio Histórico.

O arquiteto responsável pelo Complexo Industrial Cica foi Vasco Venchiarutti, prefeito de Jundiaí em duas ocasiões e responsável por outros espaços importantes na cidade, como o Bolão, o Viaduto São João Batista, a Avenida Jundiaí, dentre outros.