Canteiros da horta do Jardim do Lago. Foto: Prefeitura de Jundiaí
Canteiros da horta do Jardim do Lago. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Inaugurada em agosto de 2021, a horta urbana localizada no Jardim do Lago é um exemplo de sucesso do Programa Horta Urbana, coordenado pela Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA).

Com o objetivo de levar uma alimentação mais saudável à população dos bairros, o local produz alimentos livres de agrotóxicos e tem ficado cada vez mais conhecido entre os moradores da região.

Conforme cita Rita de Cassia Stringari, coordenadora do Programa Horta Urbana Jundiaí, os benefícios trazidos pelas hortas são muitos. “Nelas, encontramos um amplo campo de estudos que vinculam as diferentes práticas da agricultura urbana ao campo da promoção da saúde pública. Em termos de saúde física, destacam-se os aspectos de consumo de alimentos saudáveis e a prática de exercícios físicos associada à operação das atividades. Já para a saúde mental, referências são identificadas no combate à ansiedade e depressão, em função do contato com a natureza e da socialização proporcionada com a comunidade local e de praticantes”, declara.

Os permissionários também estão colhendo esses benefícios. Seu Aírton Ramos dos Santos, conhecido como Maradona, procurou a Unidade logo na primeira edição do Programa Horta Urbana Jundiaí, em 2021, pois tinha o sonho de ter uma horta próxima à sua casa.

Seu Aírton cuida da horta desde o início, há um ano e quatro meses. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Na época, Maradona estava depressivo, hipertenso, com diabetes e obeso, pois havia perdido sua esposa na pandemia. Mesmo com a demora na chegada de todas as infraestruturas projetadas para o espaço, ele não desanimou e praticamente construiu tudo sozinho.

No início, o terreno baldio no Jardim do Lago tinha apenas o cercamento do espaço e uma ligação de água potável, mas com o trabalho diário e muito cuidado, Maradona transformou-o numa bela e produtiva horta.

Desde então, o permissionário vem investindo pouco a pouco na sua horta e, como consequência, vem ganhando clientela e melhorando sua renda. “O foco aqui não é ganhar muito dinheiro, mas plantar e colher verduras de qualidade e de maneira totalmente natural. Utilizo apenas esterco e água, sem nenhum tipo de agrotóxico”, afirma.

Com o passar do tempo, Maradona saiu da depressão, emagreceu 25 quilos, controlou a diabetes e a pressão alta. “Não vejo a hora de clarear o dia para vir para a horta e cuidar das minhas verduras. E ainda temos ideias para melhorar o espaço, que serão implantadas aos poucos”, conta. 

O Programa Horta Urbana é coordenado pelo Departamento de Urbanismo. Mais informações podem ser encontradas no link: www.jundiai.sp.gov.br/planejamento-e-meio-ambiente/programas/hortas-urbanas.