Crianças e adultos compartilham refeição saudável em escola pública, promovendo alimentação infantil em Jundiaí.
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Alimentação saudável, cardápio equilibrado e cuidado desde os primeiros anos. Em Jundiaí, a Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Educação (UGE), garante refeições de qualidade para todas as crianças da Rede Municipal de Ensino — incluindo os alunos de 0 a 3 anos atendidos pelas 28 creches da cidade.

O cardápio, elaborado por nutricionistas da própria rede, é seguido rigorosamente nas escolas e creches, com refeições preparadas nas cozinhas das unidades e baseadas em padrões nutricionais atualizados. “Seguimos as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar, e estamos sempre buscando incluir mais alimentos in natura e minimamente processados. Já avançamos com a introdução das PANCS (Plantas Alimentícias Não Convencionais), como ora-pro-nóbis e vinagreira”, explica a nutricionista Nívea Cristina Maeda Takemoto, da UGE.

Profissional da cozinha escolar segura salada fresca preparada para a alimentação infantil nas escolas públicas de Jundiaí.
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Refeições equilibradas no dia a dia

A rotina alimentar inclui de três a quatro refeições diárias, a depender do regime de atendimento (integral ou parcial). “Todo o cardápio é cuidadosamente elaborado com alimentos saudáveis e ricos em nutrientes, preparados nas próprias escolas. As hortaliças, por exemplo, são todas orgânicas e fornecidas pelo projeto Vale Verde”, detalha Ellen Lucas Rozante, diretora do Departamento de Educação Infantil.

Na EMEB Professor Naman Tayar, no Jardim Ângela, a pequena Helena, de apenas 3 anos, já demonstra bom gosto alimentar. “Eu gosto de carninha, arroz, feijão e salada de tomate”, contou a aluna, uma das 92 crianças atendidas em período integral na unidade.

Criança sorri durante a merenda escolar com prato saudável, reforçando a alimentação infantil em Jundiaí nas escolas públicas.
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Além da qualidade dos alimentos, a gestão da UGE valoriza o momento da refeição como uma experiência formativa. “O momento das refeições é feito em pequenos grupos de crianças, proporcionando maior atenção dos profissionais. Dessa forma conseguimos observar os hábitos alimentares e preferências das crianças, promovendo um ambiente mais acolhedor e saudável para a introdução de novos alimentos”, afirma a gestora Priscila Costa.

Outro ponto de destaque é a exclusão do açúcar da alimentação das crianças da Educação Infantil I, com bolos e pães preparados com ingredientes naturais, além de frutas frescas diariamente.

Folhas de ora-pro-nóbis e vinagreira são utilizadas na alimentação infantil saudável nas escolas municipais de Jundiaí.
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Educação alimentar e sustentabilidade na prática

O compromisso com a alimentação saudável também se estende para fora do prato. Todas as creches contam com hortas escolares que, além de fornecerem alimentos, funcionam como ferramenta pedagógica. “A ideia é que nossas crianças se desenvolvam cada vez mais e que diariamente recebam os nutrientes necessários para o dia a dia”, afirma Marli Grego, diretora da EMEB Naman Tayar.

A produção das hortas escolares é acompanhada pelo projeto Vale Verde, uma iniciativa sustentável localizada no espaço da ETEC Benedito Storani. Com 50 mil m² de área, a horta cultiva hortaliças sem agrotóxicos ou adubos químicos e ainda mantém um Banco de PANCS com 5 mil m², responsável por fornecer mudas para uso nas escolas.

“Além de fornecer alimentos de qualidade para a rede, possuímos na Vale Verde um Banco de PANCS — são 5 mil m² de plantio, fornecendo mudas para as creches para o consumo e o plantio final para finalidades pedagógicas”, reforça Marina Formis de Oliveira, supervisora de sustentabilidade da Educação.

Equipe do projeto Vale Verde cultiva mudas para hortas escolares que abastecem a alimentação infantil em Jundiaí.
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Visita institucional reforça prioridade

Durante a manhã da última quarta-feira (30), o prefeito Gustavo Martinelli visitou a EMEB Professor Naman Tayar e destacou a importância da alimentação escolar no desenvolvimento das crianças. “A alimentação das nossas crianças é uma prioridade. Temos a obrigação de oferecer refeições saudáveis, nutritivas e equilibradas. Temos um cardápio elaborado por nutricionistas, com produtos frescos, orgânicos e cultivados de forma sustentável, como os que recebemos do Vale Verde. Uma boa alimentação é essencial para o desenvolvimento físico e para a saúde das nossas crianças”, afirmou.

Com ações integradas entre educação, nutrição e sustentabilidade, Jundiaí reafirma seu compromisso com o bem-estar da infância e a formação de hábitos saudáveis desde cedo.

Criança sorri durante refeição com arroz e feijão em escola pública, promovendo alimentação infantil saudável em Jundiaí.
Foto: Prefeitura de Jundiaí