Pacientes oncológicos são acompanhados de perto pelas profissionais do Serviço de Navegação do Hospital São Vicente
Foto: Divulgação/Hospital São Vicente

O Hospital São Vicente de Paulo (HSV) lançou dois novos projetos para aprimorar os serviços oferecidos à população. Desenvolvidos pela equipe do Núcleo de Experiência do Paciente, os novos serviços focam na humanização e na eficiência do atendimento. Entre as novidades, destacam-se o assistente virtual “Seu Vicente” e o Serviço de Navegação Oncológica.

Seu Vicente: O assistente virtual do Hospital São Vicente

Como parte das ações voltadas para a transformação digital, o HSV apresentou o Seu Vicente, um assistente virtual criado para melhorar a comunicação entre o hospital e a população. Seu objetivo é facilitar o acesso aos serviços de saúde tanto no hospital quanto em suas unidades externas, como Prontos Atendimentos e Ambulatórios. O nome do avatar é uma homenagem ao santo padroeiro da instituição, São Vicente.

Seu Vicente, além de ser uma figura simpática e acolhedora, reflete a preocupação com a saúde e bem-estar. “Ele gosta de atividades físicas, mantém uma alimentação equilibrada e uma boa higiene do sono”, explica Caroline Alves Vieira, coordenadora do Núcleo de Experiência do Paciente.

“O Seu Vicente é diferenciado, é um idoso bem-informado, que incentiva um estilo de vida saudável. Esse recurso fortalece e humaniza nosso atendimento, além de ser muito fofo e carismático”, acrescenta.

Esse é o Seu Vicente, assistente virtual antenado do Hospital São Vicente
Seu Vicente, o assistente virtual do HSV, aproxima a Instituição da população e reforça a importância do cuidado com a saúde e o bem-estar – Foto: Divulgação/Hospital São Vicente

O papel do HSV na oncologia e a introdução da Navegação Oncológica

O Hospital São Vicente realiza cerca de 2.400 atendimentos mensais nas áreas de hormonioterapia, radioterapia, quimioterapia, cirurgia, e urgência e emergência. Visando aprimorar ainda mais o atendimento centrado no paciente, o hospital, em parceria com o Seu Vicente, lançou o Serviço de Navegação Oncológica. Esse serviço oferece suporte integrado e personalizado aos pacientes oncológicos, reforçando o compromisso com a humanização do cuidado.

O Serviço de Navegação Oncológica é conduzido por Enfermeiros Navegadores, profissionais especializados que acompanham o paciente desde o diagnóstico até o tratamento. “Buscamos a garantia do cuidado personalizado e recaptação dos usuários com abandono de tratamento”, destaca Caroline Alves Vieira. A navegação atua como uma “analogia à condução dos casos, onde o profissional facilita a jornada do paciente”.

Navegação Clínica

A Navegação Clínica segue protocolos rigorosos para otimizar o tempo entre as etapas do tratamento, desde o diagnóstico até as terapias indicadas. O objetivo é organizar os procedimentos para evitar atrasos que possam comprometer a eficácia do tratamento. Dessa forma, a navegação garante que o paciente siga um caminho contínuo e eficiente, maximizando as chances de sucesso.

Navegação de Humanização

A Navegação de Humanização, por sua vez, foca no acolhimento das demandas emocionais e sociais dos pacientes do Hospital São Vicente. Essa abordagem gerencia dúvidas, medos e angústias daqueles que receberam diagnóstico oncológico, além de oferecer suporte sobre sinais e sintomas durante o tratamento. Ela também facilita o acesso ao suporte da equipe multidisciplinar, proporcionando uma experiência de cuidado mais humana e completa.

Funcionamento e expansão do serviço

O projeto de Navegação Oncológica já iniciou o cadastro de pacientes que aguardam cirurgia oncológica. Inicialmente, o contato é feito pelos profissionais do Hospital São Vicente, que disponibilizam um número de WhatsApp para comunicação direta com o Enfermeiro Navegador. Posteriormente, a Inteligência Artificial será utilizada para aprimorar o atendimento. Além do suporte on-line e presencial, o serviço oferece materiais educativos para facilitar o acesso à informação.

Os pacientes elegíveis para o serviço terão acesso ao suporte da equipe multidisciplinar, por meio de orientação, teleconsulta e atendimento domiciliar. “Este novo projeto vem ao encontro da essência do Hospital São Vicente, que prioriza o modelo de cuidado centrado no paciente. Com o Serviço de Navegação, o objetivo é auxiliar e direcionar o paciente em todas as etapas”, afirma o superintendente Matheus Gomes.

[tdj-leia-tambem]