Médicos atendendo paciente em ala do Hospital São Vicente
Foto: Prefeitura de Jundiaí

As restrições da fase vermelha já entraram em vigor, mas ainda não deu tempo suficiente de registrar mudanças na situação de Jundiaí. Neste domingo (7), o Hospital São Vicente e a Prefeitura de Jundiaí ampliaram os leitos para tratamento da Covid19 pela quarta vez em cerca de 10 dias.

Somente neste período, os leitos públicos do hospital aumentaram em 63%, entre enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Assim, o HSV tem o total de 134 leitos exclusivos para tratar pacientes com suspeita ou com diagnóstico positivo para o vírus.

No entanto, de acordo com a Prefeitura de Jundiaí, mesmo com a ampliação, os registros de internações continuam crescendo diariamente.

“O Plano de Enfrentamento ao Coronavírus de Jundiaí é o norteador de ações para a cidade, com base nos indicadores avaliados pelos especialistas integrantes do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC). Os recursos, no entanto, concorrem com a demanda geral da região, situação que não foi vivenciada no primeiro pico da pandemia. Por isso, é essencial que a população intensifique os cuidados, a proteção individual para que seja possível avançar contra a pandemia coletivamente”, explica o Prefeito Luiz Fernando Machado.

A partir de agora, Jundiaí conta com 72 leitos de UTI e 62 de enfermaria exclusivos para tratamento da Covid19 dentro do HSV. A unidade hospitalar segue sendo referência de atendimento de alta complexidade para a região de Jundiaí.

De acordo com o Gestor de Saúde de Jundiaí, Tiago Texera, o período que a cidade vive é semelhante àquele do pico da pandemia, registrado entre junho e julho de 2020. “Enquanto na primeira etapa da pandemia o crescimento [de internações] aconteceu devagar, nesta etapa é perceptível o rápido crescimento. Saímos de 50 novas internações por semana para 89 em uma semana, ou seja, crescimento de 78%”, comenta.

[tdj-leia-tambem]