Comissão do Hospital São Vicente de Jundiaí.
Ações coordenadas pela comissão asseguram a segurança dos pacientes idosos ao longo da internação (Foto: Divulgação/ HSV)

Com foco na segurança, bem-estar e autonomia dos pacientes com mais de 60 anos, o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), em Jundiaí (SP), deu um passo importante ao implantar a Comissão do Hospital Amigo do Idoso. A iniciativa, que reúne uma equipe multidisciplinar, tem como objetivo garantir um atendimento ainda mais humanizado e seguro durante o período de internação dos idosos.

Cuidado especializado e ações preventivas

A comissão é composta por representantes de diversos setores, como Humanização, Qualidade, Geriatria, Psicologia, Serviço Social, Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Fisioterapia, Fonoaudiologia e a Universidade Corporativa. Juntos, os profissionais discutem e desenvolvem projetos que promovam o envelhecimento com dignidade, reduzam riscos e ofereçam mais acolhimento aos pacientes.

Atualmente, dois grandes projetos estão em andamento. O primeiro é o Hospital Seguro para Pessoa Idosa (PROADI-SUS – HCOR), implantado em 2023. A ação é voltada à redução de complicações e do declínio funcional de pacientes idosos hospitalizados.

“Por meio de ações preventivas, buscamos evitar quedas, lesões por pressão, desnutrição, broncoaspiração, iatrogenia medicamentosa e outras intercorrências comuns nesse grupo de pacientes. O projeto é desenvolvido na Enfermaria 1, setor preferencialmente destinado à internação de idosos, com reuniões regulares às terças e sextas-feiras”, explica o enfermeiro da qualidade, Rennan Vecchi Fernandes da Silva Pavan.

Envelhecimento ativo e combate à vulnerabilidade

Paralelamente, o hospital também está implantando o projeto Instituição Amiga do Idoso, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que foca no envelhecimento ativo, saudável e sem discriminação.

“Essa iniciativa visa promover o envelhecimento ativo e saudável, garantindo que os idosos tenham mais oportunidades de participar da vida cotidiana, envelheçam com dignidade e vivam livres de discriminação ou vulnerabilidade social. Entre os pilares desse programa, estão a promoção da autonomia, da sociabilidade, da inclusão digital, o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, além da prevenção de situações de risco social”, completa Rennan.

Comunicação aberta com a comunidade

Ao unir prevenção, escuta ativa e estímulo à autonomia, o HSV fortalece uma jornada hospitalar mais digna e transformadora, reconhecendo o valor da pessoa idosa em todas as fases do atendimento.

Para aproximar ainda mais o público da iniciativa, a comissão disponibiliza um canal exclusivo para dúvidas e sugestões: [email protected].

[tdj-leia-tambem]

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4