Em Jundiaí, HSV beneficia colaboradores com programa “Quem cuida precisa ser cuidado”

Para garantir o bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), em Jundiaí, a instituição por meio da Medicina do Trabalho implantou em outubro de 2020 o programa “Quem cuida precisa ser cuidado”, que oferece atendimento rápido e gratuito nas especialidades de clínica médica, psicologia, psiquiatria, nutrição e ginecologia. Até o momento, mais de 600 funcionários já se beneficiaram.

A auxiliar de faturamento Lucinéia Rocha dos Santos, conta que passou em consulta com uma ginecologista. “Muitos de nós não temos convênio e aqui conseguimos passar em consultas e realizar exames com comodidade. Estou fazendo o acompanhamento e a médica pediu todos os exames necessários. No geral, me senti muito acolhida e confortável”, relata.

Exames disponíveis no HSV são feitos direto na unidade de saúde, enquanto os procedimentos específicos, que não são realizados no hospital, são encaminhados para outros centros diagnósticos, sem qualquer custo, já que a instituição se responsabiliza pelos valores. “Contamos com uma tabela de exames gerais, todos aprovados pela diretoria. Esse é um apoio sem igual, pois a instituição se coloca a disposição para cuidar de forma completa da saúde dos funcionários”, garante Cledson Miguel F. de Souza, responsável pelo departamento.

O intuito dessa mobilização é garantir o cuidado com quem cuida dos pacientes. Por isso, a psicóloga Pâmela Aparecida Araújo também explica a importância do atendimento psicológico aos profissionais da saúde. “A importância da atenção em relação à saúde mental é justamente o acolhimento e a possibilidade do colaborador ter esse espaço para compartilhar seus sentimentos sem ser julgado e sair um pouco mais aliviado para poder encarar o dia a dia”, ressalta Pâmela.

Ela também conta que antes o acesso a psicologia era restrito a uma classe social, além da resistência que as pessoas tinham em falar de questões emocionais “Hoje, como o serviço de psicologia é mais acessível, as pessoas acabam se sentindo mais a vontade para falar, principalmente neste momento, no enfrentamento à pandemia”, conclui a psicóloga.

Os profissionais agendam o atendimento pessoalmente na medicina do trabalho ou por contato telefônico.

[tdj-leia-tambem]