
Na manhã desta sexta-feira (24), o Hospital São Vicente de Paulo entregou a reforma da Unidade de Terapia (UTI) III, para pacientes de alta complexidade em neurologia. O espaço está totalmente modernizado e ganhou equipamentos de última geração, estrutura humanizada e acolhedora. O investimento foi da ordem de R$ 1.380.000,00. De acordo com o HSV, a melhoria seguiu os mesmos padrões da UTI II, destinadas a pacientes cardiológicos, entregue em junho de 2022.
“Assumimos a responsabilidade de ofertar saúde de qualidade à nossa cidade e temos acompanhado diversos avanços alcançados nestes últimos anos, especialmente no Hospital São Vicente”, destaca o prefeito Luiz Fernando Machado. “Das quatro UTIs do hospital, duas já estão totalmente reformadas. Em breve iremos reformar as demais, tendo 100% das UTIs equiparadas aos melhores hospitais particulares do país. Isso somado ao alto nível de profissionais que atuam na instituição, permitirá que nosso município tenha a máxima excelência na assistência em saúde de alta complexidade, implicando em altos níveis de resolutividade e humanização”.

Segundo o superintendente do HSV, Matheus Gomes, o hospital realiza cerca de 24 mil atendimentos por mês. Além disso, o São Vicente é referência em alta complexidade em neurocirurgia, traumato-ortopedia, cardiologia, oncologia, urgência e emergência. Ao todo, a unidade atende a região que compreende 900 mil habitantes. “Logo, ofertar uma infraestrutura de alto nível aos usuários é um compromisso que assumimos desde o início de nossa gestão. E ano a ano, não temos medido esforços para concretiza-lo“, ressalta o superintendente.
[tdj-leia-tambem]
Projeto de readequação de leitos
A reforma faz parte do projeto de readequação de todos os leitos de UTI do Hospital São Vicente. Ao todo, a unidade conta com 242 leitos. Desses, 60 são de UTI.
“Estamos dando continuidade à revitalização de nossos 71 quartos, entregamos o setor de quimioterapia reestruturado, novas instalações do Ambulatório de Especialidades, prédio novo para o Pronto Atendimento Hortolândia, reforma do Pronto Atendimento Central, nova Unidade de Internação – Saúde Mental, novo Ambulatório de Ortopedia dentre tantas outras. É neste ritmo que pretendemos seguir em frente, administrando de forma estratégica nossos recursos em favor da nossa comunidade”, enumera Matheus.
A UTI III

Na unidade inaugurada, são atendidos pacientes graves com complicações neurológicas, tais como Acidente Vascular Cerebral (AVC), traumatismo craniano, meningite, encefalite entre outras.
A UTI III fica no segundo andar do HSV, conta com 12 leitos e área total de 215m². O salão onde estão distribuídos os leitos possui conceito aberto, facilitando o acompanhamento dos pacientes. Passou a contar com um leito de isolamento, destinado a pacientes que têm restrição de contato.
Toda a área foi equipada com sistema de climatização dutado com renovação de ar, ampliando a qualidade e a segurança do ar interno. Além disso, foram substituídos o telhado, portas, janelas, piso, toda a parte de mobiliário, pintura, instalações elétricas e hidráulicas. O projeto priorizou os padrões de qualidade, humanização, segurança e acessibilidade, proporcionando maior bem-estar aos usuários.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		