(Foto: Divulgação/HSV)
(Foto: Divulgação/HSV)

Realizada todos os anos, as ações da campanha “Setembro Amarelo” chamam a atenção para o cuidado da saúde mental da população. Iniciada em 2015, a iniciativa é voltada para prevenção ao suicídio, alertar para os riscos, sinais e tratamentos disponíveis. Além disso, também promove eventos e debates sobre o assunto, ainda considerado tabu. No Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), os colaboradores poderão participar de palestras, ações de conscientização e de apoio à causa. O tema deste ano é “Todos pela Vida”.

(Foto: Divulgação/HSV)

A partir desta quinta-feira (1), a fachada da instituição passou a contar com iluminação noturna especial com a cor da campanha. Todas as sextas-feiras irão estimular o uso de uma peça de roupa amarela. A unidade também oferece neste mês apoio espiritual por meio dos membros da Capelania. Sendo palestras internas sobre o tema, caixinhas de mensagens de carinho e reconhecimento, mural tematizado e entrega de materiais informativos. Além de orientações sobre serviços de atendimentos à saúde mental no município. O departamento de Saúde Ocupacional e Time de Humanização que viabilizou todas as atividades.

“O mais importante dessa campanha é estimular o diálogo, desmistificar o assunto e oferecer suporte profissional aos que necessitam. Além desses recursos, também contamos com o auxílio do cuidado espiritual, independente da religião. Definimos o tema a fim de evidenciar como o ambiente em que a pessoa está inserida e as pessoas que estão ao seu redor são importantes para seu tratamento e podem ajudar na recuperação”, conta a psicóloga Renata Becker.

[tdj-leia-tambem]