
O Hospital São Vicente de Paulo (HSV) de Jundiaí se destaca como um case de sucesso e referência em efetividade para o Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Na quinta-feira (20), representantes de três cidades do estado visitaram o hospital para conhecer de perto as transformações em andamento e já finalizadas na instituição.
As visitas, realizadas simultaneamente, contaram com a presença de diretores, gerentes, coordenadores e supervisores do Hospital São Vicente, das áreas médicas e assistenciais, de TI, contabilidade, faturamento e controladoria. A equipe do hospital recebeu com entusiasmo os visitantes e compartilhou com eles as melhores práticas que contribuem para o excelente desempenho da instituição.
O superintendente do HSV, Matheus Gomes, ressaltou a importância da troca de experiências entre diferentes municípios para o aprimoramento da saúde pública. “É sempre uma satisfação compartilhar nossas experiências com outros municípios, que, assim como Jundiaí, também acreditam que investir na saúde pública é a melhor forma de transformar a realidade das pessoas. Hoje, temos um hospital cada vez mais valorizado graças aos avanços tecnológicos, às melhorias estruturais, à responsabilidade na gestão dos recursos e, principalmente, à seriedade e qualidade do serviço prestado por todos os nossos colaboradores”, afirmou.

Experiência de troca de conhecimentos no Hospital São Vicente
Anidene Ferreira, gerente de TI do HSV, enfatizou o valor do intercâmbio de conhecimentos e experiências. “É um prazer trocar conhecimentos e aprendizados. A visita dessas equipes nos trouxe uma visão muito bacana. Pudemos compartilhar nossos avanços aqui no Hospital São Vicente com a evolução tecnológica e nas áreas, como um todo, do Hospital”, disse.
Representantes do Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence, de São José dos Campos, estiveram presentes para buscar inspiração e benchmarking no processo de Certificação em Rede que o HSV está implementando. Danilo Stanzani Junior, médico da Secretaria de Saúde de São José dos Campos e Coordenador do Comitê da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT), ressaltou a importância da troca de informações e ações para o aprimoramento da gestão hospitalar.
No Ambulatório de Especialidades do HSV, a supervisora de atendimento do Hospital Electro Bonini (HEB), de Ribeirão Preto, Francine Souza, teve a oportunidade de conhecer a experiência do hospital com a informatização. “Estamos implementando agora a informatização, então nosso Ambulatório é bem manual. Essa experiência está sendo bem importante para nós, para que possamos entender a dinâmica, já que estamos em adaptação. É um aprendizado muito grande, uma abertura de visão. O sistema aqui é bem completo, estou apaixonada pelo que vi hoje”.
Os profissionais do Hospital Santa Casa, do município de Cruzeiro, finalizaram as visitas do dia. “Gostaríamos de entender como funciona e opera o sistema de gestão hospitalar, MV, para melhorar nossa operação. São informações valiosas, a equipe daqui tem muita bagagem e conhecimento sobre o assunto. É, sem dúvidas, uma visita de muita troca e aprendizado”, destacou o contador Paulo Amaral.
[tdj-leia-tambem]