
A equipe de Engenharia de Segurança do Trabalho (SESMT) do Hospital São Vicente, passou a contar com um bombeiro civil em sua equipe, desde o mês e outubro. Esta é a primeira vez que a instituição realiza a contratação de um profissional do gênero que vem a contribuir com a equipe do setor na prevenção e combate de incêndios, identificação e avaliação de riscos existentes em instalações e na construção do local, prevenção de riscos ao patrimônio e possíveis vazamentos de gases tóxicos, testes em equipamentos de proteção e realização de inspeções periódicas dos equipamentos de combate ao incêndio.
Além de agregar conhecimento técnico junto ao setor, Oséias Gomes da Silva, novo membro e bombeiro civil, conta que é treinado para orientar os colaboradores a evacuar o local de trabalho em caso de emergência, bem como prestar os primeiros socorros. Silva também é responsável por guiar os profissionais do hospital em relação ao local, saídas de emergência e possíveis vítimas em casos de incidentes.
[tdj-leia-tambem]
“O hospital está finalizando a adequação de seus sistemas de prevenção e combate a incêndio de acordo com o projeto aprovado junto ao Corpo de Bombeiros. Finalizada essa adequação, a próxima fase será testar todos os sistemas. Neste caso, a colaboração do bombeiro civil será fundamental para garantir o funcionamento de equipamentos, detectores e sensores, permitindo assim a segurança de nossos pacientes e colaboradores”, esclarece Ibere Santos, supervisor do setor de Engenharia de Segurança do Trabalho.