Vista aérea de Jundiaí. (Foto: Divulgação/PMJ)
Vista aérea de Jundiaí. (Foto: Divulgação/PMJ)

Nesta quinta-feira (27), o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou a atualização anual das estimativas de população de todas as cidades do Brasil. Desde a última atualização, Jundiaí conta com mais de 4 mil novos moradores, totalizando 423.006 habitantes na cidade. Esse número representa um crescimento de 0,97% na população.

Essa estimativa de população divulgada pelo IBGE é essencial para a economia das cidades, já que o Tribunal de Contas da União utiliza esses dados como parâmetro para calcular mensalmente o fundo de participação dos municípios e determinar os recursos que a cidade vai receber. Recursos estes que devem ser usados em investimentos básicos para a cidade, como educação e saúde.

[tdj-leia-tambem]

A contagem real, via senso populacional, teve que ser adiado por causa da pandemia do novo coronavírus. O senso populacional é a pesquisa do IBGE feita de casa em casa em que o morador responde um questionário do instituto.

A última contagem feita pelo senso aconteceu em 2010 e deveria ser repetida esse ano, mas agora não tem uma data prevista para a realização.

Essa contagem é feita pelos pesquisadores do IBGE por meio de cálculos matemáticos e métricas de crescimento dos municípios. O método usa como base os dois últimos sensos, realizados nos anos 2000 e 2010.