Bilheteria da estação ferroviária de Jundiaí
Foto: Reprodução/ TV Tem

Na região de Jundiaí, os idosos que têm entre 60 e 64 anos perderam o direito de gratuidade nos trens. A decisão do Governo do Estado de São Paulo começou a valer desde segunda-feira (1º) e pegou muitos passageiros de surpresa.

Na estação ferroviária de Jundiaí, um cartaz anunciou a mudança. O texto diz que, acompanhando o Estatuto do Idoso, a partir do dia 1º de fevereiro, o acesso gratuito nas passagens intermunicipais (EMTU), Metrô e CPTM, serão disponibilizada apenas para idosos acima de 65 anos.

Além disso, os cartões que garantiam a gratuidade das passagens de trem já foram cancelados. Agora, os idosos da faixa etária com passagem gratuita suspensa devem comprar a passagem, de R$ 4,40, na bilheteria da estação, ou fazer um novo cartão, do Bilhete Único, mas na versão comum.

Em um comunicado, a CPTM e a EMTU informaram que a suspensão do direito de gratuidade foi uma revisão gradual das políticas do Estado em relação aos idosos. Entre elas, estão as mudanças da aposentadoria no serviço público e a reforma previdenciária.

Em Jundiaí, os ônibus são da SITU, portanto, a medida não foi suspensa nas linhas do transporte público na cidade.

[tdj-leia-tambem]