O Cônsul italiano Filippo (com máscara italiana) e comitiva visitaram o Paço Municipal de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Paço Municipal de Jundiaí recebeu em sua estrutura iluminações em verde, branco e vermelho, como a bandeira da Itália, para receber o Cônsul italiano, Filippo La Rosa, nesta quarta-feira (2). A decoração, que comemora o Dia Nacional da República Italiana e do Cidadão Ítalo-Jundiaiense, deverá iluminar o prédio até o dia 6 de junho.

Sobretudo, a iluminação também faz parte do programa “A Caminho do Interior”, que é promovido pelo Consulado da Itália no Brasil. Este programa tem como objetivo “despertar a italianidade das comunidades”. Filippo La Rosa estava acompanhado da vice-cônsul, Livia Satullo, do cônsul emérito, Antonio Cordone, que representa o consulado em Jundiaí e comitiva.

“Jundiaí é uma cidade com grande tradição italiana. Em uma das visitas que fizemos na cidade, o prefeito Luiz Fernando Machado me presenteou com um livro que tem uma foto de uma velha guia telefônica, e é impressionante o grande número de sobrenomes italianos presentes”, comentou Filippo.

O assessor especial de Jundiaí, Carmelo Paoletti Neto, foi quem recebeu o Cônsul e lembra que a cidade tem uma grande comunidade de descendentes italianos. “Essa é uma iniciativa para lembrar a gratidão que Jundiaí tem pelos italianos, que foram e são tão importantes para o desenvolvimento do nosso município, além de fomentar o sentimento de pertencimento da população”, conclui. Uma das ações de Jundiaí e iniciativa do programa Escola Inovadora, é o ensino da língua italiana para alunos do Ensino Fundamental II.

[tdj-leia-tambem]