Incêndio na Serra do Japi continua

As equipes da Guarda Municipal de Jundiaí e o Corpo de Bombeiros construíram um aceiro de 400 metros, para conter uma das frentes do incêndio que atinge a Serra do Japi. As equipes atuam em conjunto no combate ao incêndio que começou por volta das 11h de quarta-feira (26). Os trabalhos seguem na manhã desta sexta-feira (28), com aceiros, abafadores e bombas costais, devido à dificuldade de acesso no terreno (Fazenda Santa Martha). 

De acordo com a gestão de Jundiaí, as autoridades ainda não comseguem mensurar a área atingida. Cerca de 10 GMs atuam em apoio ao Corpo de Bombeiros e um caminhão tanque da Divisão Florestal está carregado com mil litros de água. No entanto, o local é de difícil acesso, portanto utilizam os equipamentos individuais no momento.

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Defesa Civil da cidade, conta com a Operação Estiagem, que, entre outras iniciativas, conta com equipes de força-tarefa para o apoio aos combates aos incêndios florestais de grande porte, que são comandados pelas GM/Divisão Florestal e Corpo de Bombeiros. Todos os esforços estão sendo empreendidos para a eliminação do foco.

Orientação

A Guarda Municipal de Jundiaí orienta a população que ao trafegar pelas estradas e rodovias: não lance pontas de cigarro pela janela do veículo. Com a baixa umidade, a vegetação seca se incendeia com facilidade. Além disso, descartar latas de metal, cacos ou garrafas de vidro às margens de ruas e estradas também podem gerar incêndios. Esses materiais se aquecem ao sol dando origem às queimadas.

Para denunciar queimadas, principalmente aquelas em que se possa identificar o causador, basta entrar em contato pelo telefone 153 – Disque Emergência Guarda Municipal, a ligação é gratuita; ou 4492-9060, no Centro de Operações Táticas (COT).

[tdj-leia-tambem]