Mulher cadeirante trabalha em frente ao computador em escritório da Kothe Logística, em Jundiaí, como exemplo de inclusão produtiva de pessoas com deficiência.
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A inclusão de pessoas com deficiência (PCD) no mercado de trabalho tem avançado em Jundiaí. Segundo dados do Novo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), a cidade ocupa a 8ª posição entre os municípios paulistas que mais contratam PCDs. Nesse movimento, o Portal Jundiaí Empreendedora se destaca como ferramenta estratégica de conexão entre empresas e candidatos.

Kothe Logística: exemplo de inclusão em prática

A Kothe Logística encontrou no portal a oportunidade de ampliar seu quadro de colaboradores com deficiência e, ao mesmo tempo, fortalecer a cultura de diversidade interna.

“O Portal Jundiaí Empreendedora é relevante para nós, pois através dele conseguimos obter um maior número de candidatos com deficiência que se encaixam em nossas necessidades. O processo envolve a análise de perfis e hoje temos colaboradores contratados graças a esse canal”, afirma Juliana Souza, coordenadora de Recursos Humanos da Kothe.

Entre os contratados estão Adriana Rodrigues da Silva, cadeirante, e Vinícius Henrique David dos Santos, que possui deficiência intelectual. Ambos reforçam a importância da oportunidade recebida.

“Trabalhar é bom para mim. Hoje me sinto feliz, valorizada e incluída. A empresa me deu condições de crescer e isso mudou minha vida”, conta Adriana.

“Me cadastrei no Jundiaí Empreendedora, consegui a vaga e já faz um ano que estou na empresa. Gosto do meu trabalho e aprendo coisas novas todos os dias. Além disso, é bom ter meu próprio dinheiro e independência”, destaca Vinícius.

Iniciativas que inspiram

Além das contratações, a Kothe promoveu ações de valorização da diversidade, como a adesivagem de um caminhão com mensagem de apoio à causa do autismo, idealizada por um colaborador.

“Essa ação nasceu de dentro da equipe e acabou inspirando outros motoristas que também possuem filhos ou parentes autistas. Foi muito gratificante ver como a iniciativa fortaleceu o engajamento e a consciência de todos”, explica Juliana.

Papel social do portal

Para a diretora de Fomento ao Comércio e Serviços, Maria Aparecida Gibrail, o caso da Kothe evidencia a função social do portal. “O Jundiaí Empreendedora conecta empresas e trabalhadores, aproximando quem tem vagas e quem busca oportunidades. Ver histórias como a da Adriana e do Vinícius nos mostra que estamos no caminho certo para fortalecer a inclusão e a empregabilidade.”

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Humberto Cereser, reforça o compromisso da gestão municipal com políticas de inclusão. “Nossa missão é criar pontes. O portal é uma ferramenta acessível e eficiente, que ajuda empresas a cumprir suas metas de inclusão e, principalmente, oferece dignidade e autonomia para os trabalhadores. Histórias como essas mostram como a iniciativa pode transformar vidas.”

Como participar

O Portal Jundiaí Empreendedora é gratuito e pode ser acessado pelo site www.jundiai.sp.gov.br/empregadora. Empresas podem cadastrar vagas e trabalhadores inserir currículos, incluindo oportunidades exclusivas para PCDs.

[tdj-leia-tambem]

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4