
Dados sobre a geração de emprego no mês de fevereiro foram divulgados, na terça-feira (30), pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). No setor industrial, os números ganharam destaque, comparado ao mês de janeiro deste ano. Em fevereiro, foram criados 1,486 postos de trabalho enquanto janeiro foi de 1,394 nos 11 municípios da região.
As cidades que compõem a regional do CIESP Jundiaí são: Jundiaí, Itatiba, Itupeva, Cabreúva, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Morungaba, Jarinu, Louveira, Várzea Paulista e Vinhedo. O saldo de empregos gerados dos municípios foi positivo, totalizando 2.684 novos postos de trabalho, de acordo com a tabela a seguir.
Tabela divulgada pela CIESP Jundiaí (Foto: Divulgação CIESP Jundiaí)
Apesar do saldo positivo, o diretor titular do CIESP Jundiaí, Marcelo Cereser, explica que é preciso ficar atento nos próximos meses, já que os impactos das restrições vão afetar diretamente na geração de empregos no mês de março. “Temos que nos preparar, principalmente, os setores do comércio e serviços que foram afetados com esta segunda onda e o isolamento social”, avalia.
Marcelo Cereser, diretor titular do CIESP Jundiaí (Foto: Divulgação CIESP Jundiaí)
O diretor titular acredita que a solução para economia do Brasil se restabelecer é a vacinação. Para ele, “com a intensificação da vacinação a partir de abril, a contaminação pelo coronavírus vai diminuir exponencialmente, trazendo mais tranquilidade para as pessoas e as empresas”. Segundo dados recebidos pela FIESP, quase 200 milhões de doses chegarão ao Brasil nos próximos três meses.
Mobilização
Comunidades que estão sofrendo com desemprego e hospitais públicos com alto número de contaminados por Covid19 estão recebendo ajuda do SESI SP, por meio de arrecadação de alimentos em algumas unidades e conserto de respiradores para os hospitais gratuitamente. Somente na terça (30), o SENAI Jundiaí retirou 10 respiradores de Itupeva para encaminhar ao conserto.

