Lara, de Jundiaí, com livro nas mãos
Foto: Arquivo Pessoal

Em mais uma prova de destaque dos jundiaienses e seus talentos, o Tribuna de Jundiaí conversou com Lara Viola Cezar, que venceu o 2021 International Student Speech Contest, um concurso de inteligência socioemocional e liderança para estudantes de todo o mundo.

Lara tem apenas 13 anos, mora no bairro Medeiros e estuda no 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Memorial. Com o incentivo da família e convidada pelo professor Gabriel Zanni, a jovem se inscreveu no concurso internacional com o projeto “Leitura para Todos”.

Projeto integrador

Há três anos, Lara criou um canal no Youtube e usava elementos de artesanato para contar histórias infantis, no melhor estilo TV Cultura dos anos 2000. A ideia surgiu de um convite feito por uma professora, que chamou Lara para participar de uma “contação de histórias” para um grupo de alunos. “Depois disso, surgiu o canal e aí veio o projeto”, conta.

No início, o canal “Histórias da Lara” indicava livros coloridos e divertidos. Logo depois, começou a fazer as contações e teve até participações especiais de colegas e professoras. Atualmente, a mídia conta com mais de 400 inscritos e quase 14 mil visualizações. “Escolho as histórias e as pessoas me indicam, também. Recebia bastante indicações de professores e pais”, conta Lara.

Imagens: Reprodução/Youtube

Ela explica também que as contações de história são sempre bem pensadas para integrar o desenvolvimento das crianças que acompanham o conteúdo. “Tento trazer temas importantes para as crianças, como emoções, cultura de outros lugares e diversidade.”

Depois da iniciativa, Lara passou a ser convidada para diversas leituras em escolas. Até janeiro do ano passado, estava com a agenda cheia de visitas, mas teve de mudar os planos e paralisar as ações após a chegada da pandemia no Brasil. “Espero retornar em breve, com segurança”.

“Os vídeos das contações, principalmente nesse período de pandemia, são emocionantes: muitos abraços que, hoje, ainda não podemos dar. Esperamos que, em breve, as contações aconteçam novamente nas escolas”, comenta Joice, mãe de Lara.

Lara foi convidada para participar de leituras em escolas de Jundiaí (Foto: Arquivo Pessoal)

[tdj-leia-tambem]

Participação no concurso

O professor Gabriel Zanni, que deu a ideia da participação de Lara no International Student Speech Contest, também ajudou a enviar o vídeo de inscrição – que já ultrapassou 2 mil visualizações. A jovem jundiaiense explicou que após as inscrições, a organização do concurso fez uma pré-seleção e liberou os projetos para votação.

Crianças e adolescentes ao redor do mundo, inclusive outros brasileiros, participaram do concurso. Lara e o projeto “Leitura para Todos” chegaram na final e foram os vencedores da categoria Voto Popular. “Fiquei bem feliz pelo Brasil e nossa cidade terem ganhado, isso traz mais visibilidade e pode ajudar ainda mais o projeto”, comemora.

Assista ao vídeo de inscrição do projeto Leitura para Todos:

VÍDEO: REPRODUÇÃO/YOUTUBE

“Nós ficamos extremamente felizes com essa conquista. A Lara é muito dedicada e encara a contação de história como um trabalho já (mesmo sendo voluntario). Ela é organizada com os livros e ensaios para as apresentações. Ela mereceu muito o título”, diz a mãe da jovem, orgulhosa.

Conheça mais sobre o projeto de Lara e seu canal no Youtube, clicando aqui.