Coletivo do Prêmio Mulheres do Turismo Paulista
Foto: O coletivo Mulheres do Turismo Paulista

O Coletivo Fórum Mulheres do Turismo Paulista tem o prazer de anunciar o lançamento do Prêmio Mulheres do Turismo Paulista, que visa reconhecer e celebrar a contribuição das mulheres para o setor turístico no estado. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 27 de outubro, exclusivamente pelo formulário online disponível em Inscrição Prêmio Mulheres do Turismo Paulista.

A premiação contempla 14 categorias, garantindo que mulheres de diferentes áreas do turismo sejam reconhecidas por suas realizações. Desde turismólogas a chefs de cozinha, passando por agentes de viagens e gestoras de atrativos, o Prêmio Mulheres do Turismo Paulista celebra a diversidade e a força do trabalho feminino no setor.

Como participar e concorrer?

Para participar do Prêmio Mulheres do Turismo Paulista, as candidatas devem preencher o formulário online, anexar o currículo profissional detalhado, comprovante de residência no estado de São Paulo e uma foto de rosto. As inscrições podem ser feitas pela própria candidata ou por indicação de terceiros.

A seleção das vencedoras será realizada em três etapas:

  1. Curadoria: Uma banca examinadora, composta por especialistas renomados do setor, avaliará as inscrições com base em critérios como tempo de atuação, projetos inovadores, impacto social e econômico, reconhecimento profissional e alinhamento com os objetivos da premiação.
  2. Votação Popular: As três finalistas de cada categoria serão submetidas à votação popular online, que terá um peso de 25% na pontuação final.
  3. Premiação: As vencedoras do Prêmio Mulheres do Turismo Paulista serão anunciadas em um evento especial no dia 03 de dezembro, durante a Expo Fórum Visit SP, em São Paulo.

As vencedoras de cada categoria receberão um troféu personalizado, certificado de reconhecimento, ampla visibilidade em mídia especializada e nas redes sociais, além da oportunidade de participar de um programa de mentoria com profissionais experientes do setor.

Sobre o Coletivo Mulheres do Turismo Paulista

O turismo paulista não existiria sem as mulheres. No Brasil, as mulheres representam 54% das ocupações no turismo. Em São Paulo, 55% dos cargos são ocupados por mulheres em atividades relacionadas ao setor, segundo dados do Ministério do Trabalho (CAGED). A participação feminina é destaque em agências de viagem, operadoras de turismo, meios de hospedagem e alimentação, em todos os elos da cadeia produtiva do turismo.

O Fórum Mulheres do Turismo Paulista é um coletivo que visa valorizar as empreendedoras, profissionais, gestoras e todas as mulheres que atuam no segmento de turismo no estado de São Paulo. Gestoras públicas, docentes, agentes de viagem, turismólogas, guias de turismo, consultoras, hoteleiras, donas de restaurantes, chefs, artesãs, empresárias e outras profissionais da área de turismo fazem parte deste grupo.

O Fórum Mulheres do Turismo Paulista nasceu em um encontro realizado em 27 de setembro de 2022, durante a celebração do Dia Mundial do Turismo, em Jundiaí/SP. O evento teve como objetivo promover a conexão entre mulheres do turismo, estimulando a troca de experiências e informações, além de construir ações propositivas para o desenvolvimento e qualificação do turismo paulista.

Em 29 de março de 2023, a Secretaria de Turismo do Estado assinou um Protocolo de Intenção para criar um Grupo de Trabalho Mulheres do Turismo Paulista. Vale destacar que o Fórum não possui fins lucrativos ou econômicos, não realiza qualquer tipo de coleta de recursos entre as participantes.

O grupo realiza encontros e reuniões periódicas, rodadas de negócios, capacitações e palestras, funcionando como uma ferramenta para disseminar as boas iniciativas das mulheres que compõem o grupo. São 247 mulheres de mais de 60 cidades paulistas reunidas em um grande objetivo: fortalecer a figura da mulher no turismo e sua força empreendedora, criativa, gestora e integradora, com base no conceito de sororidade.

Atualmente, o Fórum é coordenado por quatro mulheres: Gabriela Raffanti, Turismóloga e Assessora Técnica da Diretoria de Turismo de Jundiaí; Marcela Moro, Turismóloga, Mestre em Comunicação, Consultora e Diretora de Turismo de Jundiaí; Márcia Azeredo, Especialista em Planejamento e Marketing Turístico e Gerente de Relações Institucionais na APRECESP; e Mirian Oliveira, Presidente do Conselho Regional de Turismo do Circuito das Frutas, especialista em inteligência emocional e Master Coach.

Mais Informações sobre o Prêmio Mulheres do Turismo Paulista

[tdj-leia-tambem]