Instituto Luiz Braille inauguração.
Braille ganha novo prédio e amplia Central de Materiais em Jundiaí (Foto: Divulgação)

No dia 20 de dezembro, data em que completou 83 anos de fundação em Jundiaí (SP), o Instituto Luiz Braille de Assistência ao Deficiente da Visão celebrou a inauguração de duas importantes obras: um novo prédio localizado no bairro Anhangabaú e a ampliação da Central de Materiais.

A cerimônia reuniu colaboradores, diretores, parceiros e apoiadores, contando com a bênção do padre Genival Antônio Pessoto.

O presidente da Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB), Beto Pereira, também marcou presença e destacou o impacto da instituição. “A evolução do Braille, que conheço desde quando era assistido, é motivo de grande felicidade. Instituições como esta são essenciais para a inclusão da pessoa com deficiência visual”, afirmou.

Representantes da Prefeitura de Jundiaí, como a gestora adjunta de Saúde, Dayane Martins, e o assessor Laudo Motta, estiveram presentes, assim como colaboradores que contribuíram com a cerimônia, como o supermercado Tauste e a chef Simone Borsolari, que doou um bolo de mais de 220 kg.

Confira alguns momentos da cerimônia de entrega:

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Empregos-2

Novo prédio e ampliação da Central de Materiais

O novo prédio, situado na Avenida Doutor Sebastião Mendes Silva, 550, foi adquirido em 2022 durante a presidência do Dr. José Carlos de Lima e reformado sob a gestão da professora Toyomi Kamura. A estrutura conta com salas para o setor administrativo, coordenação, e oficinas de Arte e Literatura voltadas à Reabilitação. “O espaço permitirá novas ações, ainda em definição”, comentou a presidente Toyomi.

Já a Central de Materiais foi ampliada em 24 m², seguindo as normas da ANVISA e da Vigilância Sanitária de Jundiaí (VISA). Com quatro salas dedicadas a expurgo, esterilização, armazenamento e depósito de materiais, o fluxo de ar foi ajustado para evitar o cruzamento entre materiais contaminados e estéreis, atendendo a rigorosos padrões técnicos. “As melhorias garantem um processo seguro e eficiente”, afirmou o diretor técnico do Braille, Dr. Everton Gondim.

Foto: Divulgação

[tdj-leia-tambem]

Sobre o Instituto Luiz Braille

Referência em atendimento oftalmológico gratuito e reabilitação para pessoas com deficiência visual ou baixa visão, o Instituto Braille é conveniado ao SUS por meio da Prefeitura de Jundiaí e mantém suas atividades com contribuições, doações e programas como o Tampinha Legal.

Doações de alimentos, produtos de limpeza e tampinhas de plástico podem ser entregues diretamente na instituição. Também é possível realizar contribuições financeiras por PIX (CNPJ 50.958.859/0001-86 ou e-mail [email protected]). Para mais informações, acesse o site oficial: braillejundiai.org.br.