
Não tem como negar que a rotina de todos mudou muito por causa da pandemia do novo coronavírus, como a educação, as compras e o trabalho. De acordo com uma pesquisa do Portal Pode Comparar, uma das novas demandas que também atingiu Jundiaí foi o aumento de usuários de internet de fibra óptica.
Segundo a pesquisa, o isolamento e o crescimento do home office foram principais aliados desse aumento, considerando que a população passou a usar muito mais a internet em casa. Só em Jundiaí, o número de usuários de fibra óptica chegou a 34,3%, comparado à 27,6% registrados em 2019.
Outro motivo que explica o crescimento da demanda deste modelo de rede foi a modernização dentro do setor. Além disso, desde 2020, o uso de cabos metálicos vem caindo cada vez mais, por diversos motivos.
- O material tem uma qualidade inferior e fornece menos internet que as opções de fibra óptica e a rádio, por exemplo;
- Existem diversos casos de roubos deste tipo de material;
- Os cabos metálicos usados para o serviço de internet também são causadores de muitos danos ao meio ambiente.
Mesmo com o crescimento da fibra óptica, a modalidade mais contratada pelos usuários de Jundiaí continua sendo a internet à cabo, também conhecida como Cabo Coaxial.
Em 2019, 55,9% dos usuários de internet utilizavam o cabo e, em 2020, o número ainda apresentou aumento, e foi para 56,7%.
A internet de fibra ótica fica em segundo lugar e a internet via cabos metálicos em terceiro, com 8,6% em 2019 e 12,2% em 2020.
Fonte: https://selectra.net.br/