
Mesmo no inverno, que termina no próximo dia 22, Jundiaí deverá alcançar recordes de temperatura máxima entre quinta-feira (10) e sábado (12). Nestes dias, a temperatura máxima deverá chegar a 34ºC e a sensação de calor deverá aumentar por causa de ventos de norte que ganham força.
A expectativa é que o clima na cidade continue seco e quente, segundo dados do Climatempo. Essa massa de ar seco forte, que manterá o tempo firme em Jundiaí, com muito sol, deverá se manter por quase toda a segunda quinzena de setembro.
A Defesa Civil de Jundiaí alerta para a umidade do ar que deverá ficar em níveis críticos nos próximos dias, aumentando as chances de queimadas. Os últimos dias tem sido predominantemente secos, com falta de nebulosidade e pouca incidência de ar frio de origem polar, o que favorece o registro de temperaturas elevadas.
Há duas semanas sem receber uma chuva significativa, a umidade relativa do ar (URA) em Jundiaí está abaixo do ideal. Segundo o monitoramento pela Defesa Civil, o município está na fase de atenção, com a URA mínima em 22%. A última chuva expressiva que atingiu o município foi no dia 21 de agosto (16 mm).
[tdj-leia-tambem]
Recomendações
Entre as recomendações para minimizar os efeitos da baixa umidade relativa do ar está o de evitar exercícios físicos entre as 11h e 17h; consumir muita água; evitar aglomerações e a permanência prolongada em ambientes fechados ou com ar condicionado; lavar as mãos com frequência e evitar colocá-las na boca e no nariz.
O tempo seco aumenta a concentração de ácaros e poeira por isso é importante manter a casa sempre limpa e arejada, além de umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins. Além de não queimar lixo e provocar queimadas.
Denuncie queimadas
A população pode denunciar queimadas irregulares através do aplicativo da Prefeitura de Jundiaí, inclusive com o envio de fotos e geolocalização. Também é possível denunciar por telefone, via 156. Em caso de queimadas acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.