FabLab em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A busca por uma cidade mais inclusiva e eficiente está diretamente ligada aos investimentos em tecnologias inovadoras. Jundiaí, que há oito anos incorporou o Programa “Jundiaí, Cidade Inteligente” ao seu Plano Plurianual (PPA) municipal, é um exemplo desse compromisso. A iniciativa destina recursos às soluções mais modernas e inovadoras para aprimorar a prestação dos serviços públicos.

Como resultado, o município alcançou o 8º lugar no ranking nacional de cidades mais inteligentes e conectadas, entre aquelas com população entre 100 e 500 mil habitantes, segundo a Urban System.

Um dos grandes avanços conquistados foi na área da saúde, com a implantação da telemedicina em seis especialidades, abrangendo a teleinterconsulta e o telediagnóstico com eletrocardiograma e emissão de laudos. Essa iniciativa rendeu a Jundiaí o Prêmio InovaCidade em 2022.

No Hospital São Vicente, a utilização de inteligência artificial para gestão e coordenação do tratamento de pacientes com sepse é outro destaque. Essas tecnologias não apenas melhoraram a eficiência dos serviços, mas também contribuíram para salvar vidas.

A teleinterconsulta ampliou significativamente o acesso à saúde pública, garantindo um atendimento mais ágil e eficaz para a população. Além disso, alinhada ao Programa Cidade das Crianças, foram criados 14 alertas da infância, que monitoram áreas como saúde, educação e assistência social, identificando gargalos e orientando decisões para o cuidado integral de crianças e mães.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Empregos-2

Educação: tecnologia para o pleno aprendizado

Na educação, os investimentos também são robustos. Chromebooks, tablets, lousas digitais, robôs e materiais “maker” foram integrados à rotina escolar. O FabLab, que incentiva habilidades de robótica e inovação, teve seu acordo renovado para continuar promovendo o aprendizado criativo entre os alunos.

“A tecnologia é transformadora e essencial para garantir a qualidade do serviço público prestado. Em Jundiaí, seguimos um caminho de Cidade Inteligente com investimentos assertivos, atendendo às principais demandas e transformando a vida das pessoas”, afirma o Prefeito Luiz Fernando Machado.

Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Ferramentas de monitoramento e planejamento

Uma das iniciativas mais impactantes foi o lançamento do Observatório Jundiaí, desenvolvido pela Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun) e idealizado pela Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF).

A plataforma conta com cerca de 400 indicadores baseados nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), abordando áreas como Saúde, Educação, Transporte, Segurança e Economia. Outros 120 indicadores focam na infância, permitindo um monitoramento detalhado das condições sociais e econômicas do município.

Com o Observatório, é possível acompanhar em tempo real as principais obras da cidade, com dados sobre investimentos e prazos, promovendo transparência e eficiência.

Inovações que transformam Jundiaí

Outras iniciativas também merecem destaque, como a assistente virtual JU, a instalação de 500 km de fibra óptica em 101 pontos da cidade, a ampliação de câmeras de segurança e o lançamento do aplicativo Jundiaí, que oferece mais de 130 funcionalidades e 45 serviços diferentes. Recentemente, Jundiaí também passou a contar com a tecnologia 5G puro, impulsionando ainda mais sua conectividade.

“Jundiaí tem o programa Cidade Inteligente, que destina recursos no PPA para usar as inovações tecnológicas na melhoria dos serviços públicos. O objetivo é facilitar a vida das pessoas, especialmente daquelas que mais dependem do poder público. Uma Cidade Inteligente precisa ser inclusiva, e é isso que buscamos promover nos últimos oito anos”, destaca o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

[tdj-leia-tambem]