guardas-municipais-ponte-sao-joao
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Jundiaí

De acordo com a Unidade de Segurança Municipal (UGSM), da Prefeitura de Jundiaí, houve um aumento de 72% no número de atendimentos realizados no primeiro semestre de 2022, em relação aos primeiros seis meses de 2021, pela Guarda Municipal atuando pelo programa “Bairro Seguro”.

O programa abrange os bairros (Ponte São João, Vila Graff, Vila Joana, Vila Aparecida, Jardim da Fonte). A ampliação do trabalho é resultado de investimentos específicos efetivos e equipamentos para a corporação.

O Bairro Seguro teve início em janeiro de 2019 na região da Ponte São João, com a atuação de guardas patrulhando de maneira fixa nas áreas comerciais tanto com viaturas, quanto no patrulhamento a pé.

“Houve uma aumento do efetivo em 2021 e 2022, além da chegada de bases móveis e novas viaturas. Tudo isso justifica o aumento dos atendimentos na região, além da resolução de outros tantos, através do patrulhamento intensificado no bairro”, explica a gestora da Unidade de Segurança Municipal, coronel Carla Basson que reforçou as ações preventivas feitas diuturnamente pelas equipes.

[tdj-leia-tambem]

Dados sobre o programa na região da Ponte São João

No primeiro semestre de 2021, foram realizadas 83 ações preventivas e 67 averiguações de crimes, contra 505 ações preventivas e 43 averiguações de crimes, do primeiro semestre de 2022, na região da Ponte São.

Isso configura um aumento de 500% nas ações de prevenção com a presença das equipes em diversos pontos da região. “Com maior presença de guardas em pontos estratégicos e em patrulhamento, menores são os delitos cometidos. Setores especializados da como Canil e Apoio Tático têm auxiliado no Bairro Seguro”, comenta o comandante da GMJ, Benedito Marcos Moreno.

No último final de semana, um verdadeiro “pente fino” foi feito no bairro. Cinco pessoas foram detidas pela GM, contendo objetos e produtos oriundos de furtos, carrinhos de supermercados e ferramentas. A ocorrência foi registrada no 3º DP e a maioria dos objetos foram devolvidos aos seus donos.

Moradores do bairro parabenizaram o trabalho e reforçaram que a presença mais intensa da GM trouxe maior sensação de segurança a eles. Os moradores pediram também que a fiscalização seja realizada permanentemente.

Com o objetivo de identificar objetos de origem ilícita que são vendidos para comércios de sucatas, as ações preventivas na região da Ponte São João são realizadas diariamente pela Guarda Municipal em conjunto com agentes da Fiscalização do Comércio.

Em 2022, foram averiguados 35 estabelecimentos de comércio de reciclados e sucatas, estando atualmente 19 sob fiscalização. Dos 35 estabelecimentos averiguados, 16 estão regulares. Em 2021, ocorreram 7 interdições.