Agentes da Guarda Municipal de Jundiaí
Foto: Prefeitura Municipal de Jundiaí

Os números de furtos e roubos caíram, em média, 30% na cidade de Jundiaí em 2020, de acordo com os dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo. A queda é fruto de investimentos realizados pela Prefeitura de Jundiaí na Guarda Municipal da cidade. Foi realizada a ampliação do sistema de monitoramento, renovação da frota, aquisição de armamentos, cursos e reforço no quadro do efetivo.

Segundo a SSP, em 2020, os casos de roubos de cargas na cidade caíram 39% em relação ao ano de 2019. Outro número com redução bastante considerável é o de furto de veículos. Comparado com 2019, o índice diminuiu em 38%. Além disso, os roubos de veículos também tiveram queda de 30%.

[tdj-leia-tambem]

De acordo com o Comandante da GMJ, Benedito Marcos Moreno, os investimentos em câmeras de monitoramento e a parceria com outros órgãos de segurança são fatores importantes nesta queda.

“Jundiaí possui mais de uma centena de câmeras espalhadas na cidade. São câmeras inteligentes que identificam os caracteres das placas dos veículos, o que praticamente o impedem de fugir. Ainda contamos com a comunicação direta com a Polícia Militar Rodoviária, que em conjunto com a GM recuperam as cargas que são roubadas da região”, explica Moreno.

Os roubos e furtos em geral também tiveram queda em 2020. Em média, o recuo foi de 34% na comparação com o ano anterior. Para o comandante da GMJ, esses números resultam do aumento no efetivo e da frota de viaturas em Jundiaí.

“Foram muitos investimentos na GM nestes últimos anos como o incremento no efetivo de guardas, a frota e com os programas no combate à violência lançados pela administração municipal em bairros importantes, que ajudaram a reduzir os números de delitos”, ressalta o comandante.

Investimentos

A corporação de segurança do município recebeu 15 novos carros para o patrulhamento da cidade, além da compra de 14 espingardas calibre 12, 18 carabinas .40, cinco mil munições, coletes balísticos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e 62 novos guardas foram admitidos em 2020.

Um financiamento de mais de R$ 30 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foi aprovado para a Prefeitura comprar novas câmeras de videomonitoramento e armamentos, construir a nova sede da GM, Defesa Civil, SAMU, SAEC e CICOM (num mesmo espaço físico) e promover mais cursos de qualificação do efetivo da Guarda Municipal.