
A Prefeitura de Jundiaí ampliou os serviços digitais do Cartão da Gente e passou a oferecer acesso automatizado às informações e serviços do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). A novidade garante mais praticidade e segurança aos moradores cadastrados, que agora podem resolver tudo pelo aplicativo oficial do município.
Para utilizar o serviço, basta concluir o cadastro no Cartão da Gente, acessar a aba “Finanças” e clicar em “2ª via da parcela do IPTU”. A iniciativa otimiza o tempo do contribuinte e fortalece a proteção dos dados fiscais. O sistema foi desenvolvido pela Companhia de Informática de Jundiaí (CIJUN), em parceria com a Secretaria de Finanças (SMFIN).
Praticidade e segurança no atendimento digital
Pelo aplicativo da Prefeitura, o munícipe pode consultar dados do imposto e acessar serviços 100% digitais, como:
- Emissão da 2ª via do carnê
- Pagamento via Pix com QR Code
- Pagamento por código de barras em bancos credenciados
- Parcelamento do IPTU
“Integrar o IPTU ao Cartão da Gente é, acima de tudo, facilitar a vida do cidadão. É tecnologia aplicada de forma simples, para encurtar caminhos burocráticos e aproximar ainda mais a Prefeitura das pessoas. A inovação inclusiva é parte essencial do nosso objetivo de melhorar o dia a dia de quem mora em Jundiaí”, destacou o secretário de Governo, Abner Andrade.
Tecnologia e facilidades para o contribuinte
Segundo o coordenador de sistemas da CIJUN, João Alfredo Galembech Júnior, o diferencial do novo sistema está na combinação entre facilidade de uso e segurança da informação.
“Com o Cartão da Gente, conseguimos garantir que o CPF é realmente do cidadão. A partir disso, o sistema lista automaticamente todos os imóveis registrados em seu nome, sem a necessidade de informar número de cadastro ou ter o carnê em mãos. O contribuinte consegue acessar, parcelar e pagar o IPTU com poucos cliques. Além de facilitar a vida do cidadão, o sistema assegura que estamos lidando com o titular correto das informações, evitando acessos indevidos e garantindo o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados”.
Para o presidente da CIJUN, Michel Domingues, o projeto priorizou integração e proteção de dados. “O sistema foi desenvolvido com foco em segurança, escalabilidade e integração com os sistemas tributários do município. A solução permite o processamento do pagamento de forma ágil e confiável, garantindo a integridade das informações e uma experiência simples para o cidadão. É um exemplo de como a tecnologia pode ser aplicada para transformar serviços essenciais e gerar valor público”.
Benefícios do Cartão da Gente
O Cartão da Gente integra a base de dados do município e centraliza serviços de diferentes áreas. Entre os benefícios atuais, está 20% de desconto no estacionamento da Festa da Uva. Para acessar, é necessário baixar o aplicativo oficial da Prefeitura de Jundiaí e concluir o cadastro — apenas moradores cadastrados podem utilizar o Cartão.
Acesse o site do Cartão da Gente e saiba mais (clique aqui).