Profissional fazendo teste rápido de Covid-19
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A UBS Jardim do Lago recebeu na manhã deste sábado (24), mais uma ação preventiva contra a Covid-19. Determinada pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) da Prefeitura de Jundiaí, a ação aconteceu das das 8h às 13h.

No total, 60 pessoas participaram da ação, entre profissionais da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) e estagiários de faculdades parceiras. Foram realizados testes rápidos e o teste RT-PCR nas pessoas presentes para detectar a doença. Além disso, os moradores da região foram orientados a manter o distanciamento social, o uso de máscaras e a higienização das mãos.

Dessa forma, cerca de 200 munícipes foram à UBS do bairro, passaram pela triagem e receberam folhetos explicativos para se prevenir da doença. Os folhetos também explicam os procedimentos em caso de apresentarem os sintomas: febre, perda de olfato e paladar e dificuldade para respirar.

Participação da população

“É importante a população fazer o exame e receber as orientações sobre o novo coronavírus, que nem sempre se manifesta. É uma doença silenciosa, que ainda não acabou e pode piorar se os cuidados necessários não forem mantidos”, destacou a estudante Fernanda dos Santos Francischinelli Araújo, residente no Jardim do Lago, um dos bairros com maior número de infectados desde o começo da pandemia.

A estudante fez o teste rápido e ficou satisfeita ao saber que ele deu negativo. “A síndica do meu prédio soube da ação preventiva aqui na UBS e pediu para que os condôminos comparecessem para fazer o teste, pois está marcada para os próximos dias uma reunião de moradores no prédio”, completou Fernanda.

Renata Piffer Pereira, apoiadora técnica de atenção básica da UGPS, disse que foi feito um trabalho prévio de divulgação desta ação no Jardim do Lago. “O RT-PCR foi feito em indivíduos sintomáticos; já o teste rápido, em todos que vieram à UBS. Foi positivo vermos os moradores agindo de forma preventiva e relatando que estão mantendo os cuidados para que não sejam infectados”, revelou Renata.

[tdj-leia-tambem]