
No último final de semana, cerca de 250 pessoas se reuniram no Parque do Cerrado (Vetor Oeste), em Jundiaí, para a primeira edição da Batalha de Rimas do Cerrado. O evento foi promovido pela produtora Squad Lean, com apoio de lideranças comunitárias, da Assessoria de Políticas para Igualdade Racial, ligada à Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), e do vice-prefeito Gustavo Martinelli.
A batalha contou com cerimonialistas os MCs Ferrari e Dexx como cerimonialistas, e música do DJ Joker. De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, ao todo 16 MCs participaram da competição. O vencedor foi o MC Menorzin, jovem revelação com apenas 12 anos de idade.
“As batalhas de rimas são importantes para a cidade, pois mostram a força do movimento de rua, que tem crescido a cada dia. Em Jundiaí temos a Batalha do Bronks, por exemplo, que já está na edição 224. Enquanto Gestão Pública, é fundamental fortalecer essas ações”, afirmou o Assessor de Políticas para Igualdade Racial, Jensen Silva.
Além disso, o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, compareceu ao evento e conversou com líderes dos movimentos de batalha em Jundiaí. “A cidade percebeu o crescimento do movimento Hip-Hop e por isso temos procurado dar apoio às demandas relacionadas. Realizamos, em parceria com a comissão de Hip-Hop do Conselho Municipal de Participação Desenvolvimento da Comunidade Negra, a Batalha do Galpão, que logo terá a sua segunda edição”, comentou.
[tdj-leia-tambem]
‘Uma grande família’
MC Ferrari, integrantes da Squad Lean, explicou que, com ajuda do poder público, houve bastante procura para apoiar a 1ª Batalha do Cerrado. “Os movimentos de batalha em Jundiaí têm reunido muitas pessoas, que se transforma em uma grande família. Todos os grupos são apoiados com o objetivo de fortalecer o Hip-Hop”.
A Batalha do Cerrado também contou com apresentações artísticas de Belmonte e Lachica, Street Sound e Vagaiz Record. Marcaram presença o Gestor Adjunto de Governo, Jones Henrique Martins; o Presidente da Câmara Municipal, Antonio Carlos Albino; e o vereador Romildo.