
A Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social de Jundiaí (UGADS), através da Divisão de Inclusão Produtiva e Qualificação Profissional, iniciou uma nova turma com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) da Oficina preparatória para o mundo do trabalho, e, nesta terça-feira (22), foi feito o segundo encontro e conta com a participação de 25 jovens em situação de vulnerabilidade social do Município, encaminhados pelos serviços.
“Ficamos muito felizes em poder retomar esta parceria, interrompida pela pandemia, com o CIEE, uma organização séria e de abrangência nacional. A proposta da oficina é dar o repertório necessário para que, dentro da legalidade e prevenindo eventuais explorações, estes jovens em situação de vulnerabilidade possam se inserir no mundo do trabalho. E ficamos mais felizes ainda de fazer isso em rede, já que os participantes são encaminhados por diversos equipamentos não só da rede socioassistencial, como também de outras políticas, como a Saúde”, explica a educadora social da UGADS, Edilaine Cardoso.
A oficina tem carga horária total de dez horas, em cinco encontros semanais de duas horas. Entre os temas tratados durante a oficina estão identidade pessoal e profissional, conceitos e tipos de trabalho, dinâmicas de processos seletivos, comunicação, liderança, planejamento, direitos do trabalhador e cidadania.
[tdj-leia-tambem]
Como explica a assistente social do CIEE Adriana Lima, mediadora dos encontros, a proposta da formação vai além do viés profissional. “Os nomes dos jovens que participam da oficina ficam em nosso cadastro para indicação de Estágio ou Aprendizagem como prioritários para as vagas disponíveis, O intuito, claro, é o emprego, mas vai além disso, passando também pela formação de habilidades de comunicação e sociais”, comenta.
Não há inscrições abertas para próximas turmas do curso, uma vez que os encaminhamentos são feitos pela equipe técnica da rede socioassistencial nos diversos bairros da cidade. Jovens em situação de vulnerabilidade social interessados podem buscar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) se tiver interesse e pedir mais informações.