Foto: Prefeitura de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta quarta-feira (19), 19 jovens haitianos passaram o dia no Fundo Social de Solidariedade (Funss) de Jundiaí. Os jovens são moradores da região da Colônia e estudantes da Escola Estadual Maria de Lourdes. Além de palestras sobre os serviços de Saúde, Assistência e Desenvolvimento Social e o Jundiaí Empreendedora, os jovens participaram de oficinas de culinária.

Os estudantes também conversaram com o prefeito Luiz Fernando Machado, a primeira-dama Vanessa Machado e os gestores de Governo e Finanças José Antonio Parimoschi e da Casa Civil Dr. Gustavo Leopoldo Caserta Maryssael de Campos.

Em Jundiaí há quase três anos, Schneider Jean (18), é estudante do terceiro ano do ensino médio na rede Estadual. O rapaz conta que no próximo ano pretende fazer cursos da área de tecnologia. “Estou em Jundiaí com os meus dois irmãos mais velhos e com um tio. Todos estão trabalhando e estamos muito felizes”, comentou o rapaz. Antes do encontro, ele não conhecia o trabalho do espaço Jundiaí Empreendedora, que oferta cursos e orientação aos empreendedores.

Foto: Prefeitura de Jundiaí

O prefeito Luiz Fernando Machado ressaltou a importância da participação do grupo. “Estamos aqui para apoiá-los. Jundiaí é uma cidade acolhedora e com oportunidades para quem tem disposição para o trabalho. O Fundo Social está de portas abertas para que possam adquirir conhecimento, bem como ter acesso aos serviços”, ressaltou.

Os gestores de Governo e Finanças e Casa Civil, ressaltaram a importância da educação para o desenvolvimento. “Nunca parem de estudar, de aprender. Pois é o conhecimento que transforma”, falou Dr Gustavo Maryssael. “Jundiaí é uma cidade de oportunidades, e vocês, jovens, devem aproveitar para aprender e buscar conhecimento para ingressar no mercado de trabalho”, explicou Parimoschi.

Estímulo

A programação do dia, organizada pelo Funss, ainda contou com guloseimas como cachorro-quente, coxinhas, pipoca e algodão doce, antes de os jovens participarem das oficinas culinárias. De acordo com a diretora do Funss, Francine Picardi, a ação faz parte das iniciativas do órgão para divulgar os serviços ofertados, como os cursos, feitos em parcerias com instituições, inclusive com certificações.

“Nosso intuito, com esses encontros, é que as pessoas possam conhecer os serviços oferecidos pelo Funss e que aproveitem as oportunidades para fazer os cursos e sair com certificação para o mercado de trabalho”, detalhou.

[tdj-leia-tambem]