
A atividade formativa proposta pela Orquestra Municipal de Jundiaí (OMJ) “Clínica de Música de Câmara”, contou com a participação de jovens músicos, nesta segunda-feira (25). O encontro, realizado no Teatro Polytheama, foi coordenado pela diretora artística e regente titular da orquestra, a maestrina Claudia Feres, que acompanhou as práticas da dupla sobre um dueto de Beethoven para violino e violoncelo.
Claudia explica a proposta das clínicas de música. “Durante a preparação de repertório, todo músico gosta de apresentar a seus pares o trabalho que vem desenvolvendo e, assim, ouvir os comentários, críticas e sugestões. E esta foi a nossa proposta desta clínica: dar a oportunidade para que eles se apresentassem e para que conheçam mais jovens músicos como eles. E o nível do trabalho apresentado está muito interessante”.
A OMJ é um corpo artístico ligado à Unidade de Gestão de Cultura (UGC) e que completou dez anos durante a temporada on-line 2020. O gestor da UGC, Marcelo Peroni, explica que a orquestra passa uma reformulação. “Além de enriquecer o cenário cultural e a produção criativa da cidade, nossos corpos artísticos visam também fomentar a formação de jovens talentos e estimular o trabalho artístico. Nesse sentido, a OMJ vem passando por uma reformulação e parte disso envolverá a aproximação com estes jovens talentos”.
[tdj-leia-tambem]
Nicolas Nascimento, com o violino, e Gabrielle Pessoa, com o violoncelo, inscreveram-se para a atividade com o nome de Duo Lilium”, que quer dizer lírio, em latim. Para Nicolas, a atividade agregou aspectos importantes da carreira. “Esta foi uma experiência muito valiosa, pois em nosso segmento é muito importante conhecer e interagir com os artistas da região”. Também para Gabrielle a oportunidade contou como uma experiência de vida. “O mundo é feito de experiências e uma das mais importantes é a de conhecer novas pessoas, como forma de crescimento pessoal e profissional”.
A próxima “Clínica de Música” gratuita será realizada durante a manhã do dia 08 de novembro. Os interessados devem se inscrever pela internet e aguardar a confirmação, via telefone, por parte da equipe do teatro. Em dezembro, a OMJ realiza mais uma ação formativa gratuita, desta vez um workshop voltado para regentes, com divulgação das informações em breve.