Foto: Prefeitura de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Com foco no programa municipal Cidade das Crianças, a prefeitura de Jundiaí promove, no último final de semana de comemorações aos seus 365 anos, atrações gratuitas como as apresentações do Coral Infantojuvenil Cidade das Crianças e do Coral Municipal de Jundiaí, última reunião do Comitê das Crianças, a inauguração da Fábrica das Infâncias Japy e as Ruas de Brincar no Centro e Complexo Fepasa.

A programação tem início nesta sexta-feira (17), às 19h30, com a apresentação do Coral Infantojuvenil Cidade das Crianças na sede de campo do Clube Jundiaiense, e no sábado (18), das 9h às 12h, a Praça da Matriz recebe a montagem das Ruas de Brincar, com instalações, brinquedos e brincadeiras para a criançada.

A Cia. Jovem de Dança apresenta, às 11h de sábado (18), a coreografia “Instagrimm” na Fábrica das Infâncias Japy, que fica na rua Lacerda Franco, 175, vila Arens. Percorrendo diversos espaços, o espetáculo de Alex Soares, diretor artístico da companhia, conta a história de como seriam os conteúdos em redes sociais de personagens das histórias dos irmãos Grimm. A capacidade de público é de 40 pessoas, por ordem de chegada, sem entrega prévia de ingressos. Haverá uma nova apresentação no domingo (19), no mesmo horário.

Já à tarde, às 14h, serão feitas a inauguração oficial da Fábrica das Infâncias Japy e a entrega do documento final do Comitê das Crianças 2021 para o prefeito Luiz Fernando Machado. Como atrações culturais, quem visitar o novo espaço poderá conferir as apresentações do Coral Infantojuvenil Cidade das Crianças, da Poin (Pequena Orquestra Interativa), a contação “Histórias no Kamishibai”, com Duda Ohoe, e uma apresentação de Baby Fusion, com Paula Agnello, para mães e seus bebês.

No domingo (19), às 10h, serão montadas duas Ruas de Brincar com intervenções para a criançada: uma no Complexo Fepasa e outra na rua Dr. José Marcus Gnaccarini Thomazewski, no Jardim Novo Horizonte.

O Coral Municipal adulto se apresenta, às 15h30, com os coros convidados Madrigal Solfegietto, Coral Nova Fati e Coral Gruppo Italia Canta no palco próximo ao parquinho da entrada do Parque da Cidade (rodovia João Cereser, quilômetro 66, bairro do Pinheirinho).

No Museu Histórico e Cultural seguem abertas ao público a exposição de presépios e a visitação aos jardins, onde encontram-se o “Caminho de Luzes” e as intervenções artísticas da campanha Pé de Infância.

[tdj-leia-tambem]

Na Sala Jahyr Accioly de Souza do museu estão programadas as seguintes apresentações artísticas: nesta sexta (17), às 19h, a Cia. Jovem de Dança apresenta um Duo com pianista ao vivo; e no sábado (18), às 11h, tem Marcos Nunes (viola); e às 14h, Dois caras e meio.

Até o dia 23 de dezembro, o Museu funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 21h, e aos sábados e domingos, das 10h às 17h. Após o dia 23, o Museu abre todos os dias, das 10h às 17h, com exceção dos dias 24, 25, 26 e 31 de dezembro, e 01 e 02 de janeiro, quando permanece fechado.

Em palco itinerante pelo Centro também estão programados: “O Boi Bumbá”, com a Trupe Pling nesta sexta (17), às 19h, e no sábado (18), às 10h30; e “40 anos de Riso”, com a Cia. Teatral Rick Kelly, no sábado (18), às 11h30.

Na Pinacoteca, estes são os últimos dias para que os visitantes confiram as exposições inéditas “Chico Bento – 60 Primaveras” e “Jundiaí Terra da HQ”. O espaço fica na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro, e fica aberto até domingo (19), das 10h às 17h, também com as exposições de parte de seu acervo permanente.