
A Unidade de Gestão de Cultura de Jundiaí divulgou a programação da oitava edição do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural, com o tema “Patrimônio Cultural: diversidade, mobilização social e o direito à cidade”. O movimento busca discutir e refletir sobre questões importantes ligadas à preservação da história e das memórias da cidade.
Confira a programação do Mês do Patrimônio em Jundiaí

Quinta (1º), sexta-feira (02) e sábado (3)
A abertura oficial, marcada para esta quinta-feira (1º), terá uma edição especial do Música & Histórias – Choro, no Teatro Polytheama. Marcado para as 19h30, o espetáculo contará com as participações do grupo Sacode Mamoeiro e do Núcleo de Cordas da Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ), com arranjos preparados por Marcos Scheffel (violino). Em seguida, a programação traz duas atrações viabilizadas em parceria com a Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo pela Jornada do Patrimônio 2024 – Patrimônio e Sustentabilidade.

Na sexta-feira (02), das 9h às 16h, a oficina de conservação em edifícios tombados, atividade com mediação do Sarasá Estúdio, acontecerá no Espaço Expressa.
No sábado (03), das 9h às 12h, a caminhada mediada sobre “Arqueologia das antigas Oficinas da Companhia Paulista de Estradas de Ferro”, também no Espaço Expressa. A atividade irá se encerrar às 12h com uma intervenção artística temática do Grupo Coruja.
Quinta-feira (8)
Já na quinta-feira (08), às 9h, tem a palestra sobre a iniciativa Todos Pelo Centro, movimento organizado pela Prefeitura de São Paulo para a requalificação do Centro paulistano. A palestra será mediada pelo secretário da Casa Civil da Prefeitura de São Paulo e coordenador do programa, Fabrício Cobra Arbex, e será realizada no auditório do Paço Municipal, para interessados previamente inscritos. Faça sua pré-inscrição neste link.
Sábado (10)
No sábado (10), no período da manhã, será realizada mais uma edição da Rota Afro – Circuito da Memória da População Negra em Jundiaí. O ponto de encontro é o Espaço Expressa, às 8h, para interessados inscritos por meio deste formulário on-line.



Quinta-feira (22)
Na quinta-feira (22), às 9h, o auditório do Paço Municipal recebe mais uma palestra – desta vez com o arquiteto e urbanista Ricardo Martins da Silva, que irá tratar do “Alegra Centro”, programa da Prefeitura de Santos (SP) de revitalização e desenvolvimento da região central histórica do Município. Os interessados devem realizar inscrição prévia e gratuita, por meio deste formulário on-line.

Sábado (17)
O Espaço Expressa recebe também, no sábado (17), ao longo do dia, uma edição especial de seu Festival Temático, com programação cultural e delícias gastronômicas, das 10h às 22h. A abertura da programação, logo às 10h, terá mais um Colóquio do Samba. Já os shows musicais do dia são: Panela Preta, DJ Kadinho, Mael, Samba Rock, Do Du Kavaco, Convidados e Escola de Samba União da Vila Rio Branco. Brincadeiras lúdicas e intervenções artísticas serão apresentadas pelo Coletivo #PretaEU, Cortejo de Capoeira, alunos do professor Júnior e AGP Eventos.

Sábado (24)
No sábado (24), a partir das 14h30, o Espaço Expressa recebe uma palestra sobre Caminhadas Mediadas como Ferramenta para Educação Patrimonial, com a mediação de Ricardo Luis Silva, Matheus Chaparim e Edwuard Campanário. E na quinta-feira (29), às 19h30, a Sala Glória Rocha do Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro será palco de mais uma edição do Música & Histórias, desta vez tendo o Hip Hop como tema.
[tdj-leia-tambem]
12º Simpósio do Patrimônio Material e Imaterial
Ainda dentro da programação do Mês, será realizado o 12º Simpósio do Patrimônio Material e Imaterial. O tema desta edição será “Patrimônio Cultural: diversidade, mobilização social e o direito à cidade”, realizada entre os dias 29 e 31 de agosto.
Na quinta-feira (29), o auditório da Fatec Jundiaí recebe a abertura oficial, às 8h30; a Conferência de Abertura, às 9h30, sobre Diversidade e participação social em políticas públicas de proteção e gestão sustentável do patrimônio; a Palestra Diálogo “Patrimônio Cultural e Natural e a importância da gestão participativa e do ativismo social”, às 11h; e apresentação de trabalhos acadêmicos inscritos, das 14h30 às 16h30.
Na quinta (29), no período noturno, as apresentações de trabalhos inscritos seguem na Universidade Paulista (Unip) – Sala C16/ Bloco C -, das 18h às 22h. A partir das 19h30, está programado mais um Música & Histórias, desta vez de volta à Sala Glória Rocha do Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro e com tema Hip Hop.Já na sexta-feira (30), de volta à Fatec, a programação traz, às 8h30, a Palestra Diálogo “Educação Patrimonial, representatividade social e pluralidade cultural”; e, às 11h, a Palestra Diálogo “Turismo, lazer e políticas de cidadania participativa: identidades culturais, memórias e os saberes comunitários”.
No período da tarde – das 14h30 às 17h – será a vez da apresentação de mais trabalhos acadêmicos inscritos.O encerramento da programação ficará por conta de uma visita mediada pelo bairro do Santa Clara, no sábado (31). O ponto de encontro para inscritos é a igreja do bairro, às 8h, com um trajeto por diversos pontos do bairro, com caminhada e deslocamento por meio de veículo próprio do interessado.
O Mês do Patrimônio é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) e do Departamento de Patrimônio Histórico, em parceria com a Fatec São Paulo, Fatec Jundiaí “Deputado Ary Fossen” e Fatec Itu “Dom Amaury Castanho” e apoio do Centro Paula Souza. Os detalhes da programação podem ser conferidos na Agenda Cultural.