
Diariamente, os radares de Jundiaí que registram as infrações de avanço de sinal vermelho e parada sobre a faixa de pedestre ficam desligados, das 23h às 5h. A determinação é baseada na lei municipal de 2020, de autoria do prefeito Luiz Fernando Machado, e tem o propósito de garantir a segurança dos motoristas.
“Nosso objetivo é sempre preservar a vida”, observa o gestor de Mobilidade e Transporte Aloysio Queiroz. “E o desligamento do equipamento, em um horário em que a circulação de veículos é menor, evita outros crimes”. Vale ressaltar que a fiscalização ao excesso de velocidade, conversão proibida e trânsito de veículos pesados está ativa 24 horas por dia.
Desde a última quarta-feira, 12 radares passaram a funcionar na cidade, a fim de ampliar a fiscalização e, por consequência, diminuir as mortes e os acidentes de trânsito. Os equipamentos fazem a fiscalização de excesso de velocidade, conversão proibida, avanço de semáforo (que inclui a parada sobre a faixa de pedestre) e proibição de trânsito de veículos pesados.
Todos os pontos com radares estão sinalizados com faixas de aviso e podem ser consultados no site da Prefeitura de Jundiaí, além de ser possível verificar qual tipo de fiscalização cada radar faz. Os pontos de instalação foram escolhidos após estudos técnicos, que levam em consideração principalmente o volume de tráfego e os locais com maior registro de acidentes.
Mês a mês, outros equipamentos passam a funcionar, chegando a 59 em setembro.
Acidentes
De acordo com dados do sistema Infosiga do Governo do Estado de São Paulo, de janeiro a março de 2021 foram registrados em vias municipais e em rodovias que cortam a cidade 499 acidentes com vítimas não fatais e 18 óbitos. Apenas em vias da cidade, foram 330 acidentes com vítimas não fatais e cinco óbitos. Em todo o ano passado, foram 2.093 acidentes com vítimas não fatais e 60 com vítimas fatais.
Maio Amarelo
Ao longo de todo o mês de maio ocorre também o Maio Amarelo, movimento com ações e materiais voltados à educação no trânsito na cidade.