Guarda Municipal faz ronda no Bloco Chupa que é de Uva
Bloco Chupa que é de Uva abre Carnaval de Jundiaí (Foto: Reprodução/Prefeitura de Jundiaí)

O Centro Integrado de Comando e Controle de Jundiaí (CICCJ) iniciou sua atuação nesta sexta-feira (14), para monitorar o Carnaval 2020.

A programação na cidade foi iniciada com o Bloco Chupa que é de Uva, que teve cerca de 11 mil participantes, sem ocorrências graves, segundo informações da corporação.

Segundo o gestor da Unidade de Gestão de Cultura, Marcelo Peroni, a ação do Centro Integrado trouxe segurança e tranquilidade para os foliões que participaram do evento.

Ele ainda revela que, até o encerramento do bloco, houve o registro de 7 ocorrências envolvendo menores e o consumo de álcool. “São números que chamam a atenção, mas fica o apelo aos pais e responsáveis”, destaca.

De acordo com o assessor especial para Assuntos de Segurança Pública, Aloysio Queiroz, responsável pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), as informações são fornecidas em tempo real, com auxílio de agentes, câmeras de segurança e drones.

O Comitê é formado por gestores e representantes das Unidades de Gestão da Casa Civil (UGCC), de Cultura (UGC), de Mobilidade e Transporte (UGMT), de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) e de Segurança Municipal (UGSM), Guarda Municipal, Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Juizado de Menores, Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Os telefones de emergência são: 153 – GMJ; 190 – PM; 192 – SAMU; 193 – Bombeiros; 199 – Defesa Civil; e 181 – Denúncia anônima contra assédio.

Carnaval jundiaiense

Neste ano, serão realizados os desfiles de 15 blocos, entre os dias 14 de fevereiro e 1º de março, com desfiles em 10 dias. Já de escolas de samba, 8 grupos se apresentam no Espaço Multiuso da Cidade Administrativa, entre os dias 22 a 25 de fevereiro.

[tdj-leia-tambem]