Adolescentes brincando.
Foto: Canva

A iniciativa da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Jundiaí, em parceria com a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e os Serviços de Acolhimento da cidade, está com inscrições abertas até 15 de abril.

O Programa Padrinho Legal busca oferecer apoio a adolescentes em acolhimento institucional sob medida protetiva, permitindo o apadrinhamento afetivo ou financeiro. Atualmente, a Prefeitura mantém parceria com as Organizações da Sociedade Civil (OSC) Casa de Nazaré e Casa Transitória para a oferta desse acolhimento institucional.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-3

Como funciona o programa de apadrinhamento?

O programa conta com duas modalidades de apadrinhamento, permitindo que padrinhos e madrinhas contribuam de diferentes formas:

  • Apadrinhamento afetivo: proporciona convivência familiar e comunitária aos adolescentes acolhidos. Os padrinhos podem realizar visitas, passeios, viagens e convidar os jovens para passarem finais de semana e datas comemorativas em suas casas. O tempo mínimo sugerido de adesão é de um ano.
  • Apadrinhamento financeiro: permite que padrinhos contribuam com despesas como cursos, tratamentos médicos, odontológicos e psicológicos. Não há tempo mínimo de adesão, e o pagamento é feito diretamente ao profissional responsável pelo serviço prestado.

Quem pode participar?

Os requisitos para se tornar um padrinho ou madrinha incluem:

  • Ter 18 anos ou mais;
  • Não possuir antecedentes criminais;
  • Residir ou não em Jundiaí – a participação é aberta a moradores de outras cidades.

A gestora de Assistência e Desenvolvimento Social, Luciane Mosca, destaca a relevância do programa: “O Programa Padrinho Legal representa uma oportunidade de transformação na vida de adolescentes que estão sob medida protetiva. Seja por meio do apadrinhamento afetivo ou financeiro, a participação da comunidade é essencial para garantir novas oportunidades e perspectivas a esses jovens.”

Inscrição e capacitação obrigatória

Os interessados em fazer parte do programa de apadrinhamento podem se inscrever por meio do link (clique aqui). Todos os padrinhos devem participar de uma capacitação obrigatória, que acontecerá no dia 26 de abril de 2025, das 8h30 às 13h, no Fundo Social de Solidariedade, localizado na Av. Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, s/n, portão 3.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com os organizadores do programa. Participe e faça a diferença na vida de um adolescente!

[tdj-leia-tambem]