
A Prefeitura de Jundiaí inaugura mais um ponto de atendimento exclusivo para casos de sintomas gripais, a partir desta quarta-feira (19). A antiga Unidade Básica de Saúde Vila Marlene passa a ser atendimento exclusivo para crianças com sintomas gripais, já a antiga Creche do Idoso, localizada na Vila Hortolândia, altera o fluxo de infantil para somente adulto com sintomas gripais, complementando o atendimento já realizado no Pronto Atendimento Coronavírus, montado no espaço da Policlínica Hortolândia.
Na comparação com a semana anterior (3 a 9), entre os dias 10 a 16 de janeiro, Jundiaí registrou 9.446 atendimentos entre todos os serviços exclusivos para o atendimento à COVID-19 e à influenza, o que resulta em um aumento de 11% em apenas sete dias. “Jundiaí segue com o Plano de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus, com as análises dos cenários e adotando medidas de maneira preventiva. Na semana passada ampliamos os leitos exclusivos para as doenças respiratórias e agora ampliamos o atendimento inicial à população, mas é essencial que todos mantenham as medidas preventivas como o uso de máscara e a higienização frequente das mãos, além de buscar pela vacinação. Somente desta forma será possível conter o número de casos graves nessa nova onda”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.
[tdj-leia-tambem]
Segundo dados da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), além do número de atendimentos recorde, a positividade para COVID-19 também crescendo, registrando a casa de 40%. “A onda ainda está em avanço. Como essa variante é mais transmissível e temos perto de 90 mil pessoas com 18 anos ou mais com alguma das doses em atraso, as medidas de prevenção precisam ser intensificadas”, alerta o gestor, lembrando das necessidades de proteção para evitar o acometimento das pessoas mais vulneráveis. “Quanto mais o vírus circula, mais chances de acometer pessoas com saúde frágil, que podem necessitar de leitos hospitalares.”