Assinatura foi realizada na última quarta-feira (14)
Assinatura foi realizada na última quarta-feira (14). (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O prefeito Luiz Fernando Machado assinou na última semana a portaria de adesão do Município à metodologia de implantação e desenvolvimento do Centro de Atendimento Integrado da Criança e do Adolescente Vítima ou Testemunha de Violência.

O instrumental é vinculado ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, representado, na cerimônia realizada no gabinete de governo do Paço Municipal pela Diretora de enfrentamento de violações aos direitos da criança e do adolescente, a Drª Maria Leonina Cunha.

A metodologia inclui um documento com os detalhes das rotinas de atendimento, sistema on-line para execução dos serviços, capacitação dos profissionais envolvidos, e pode culminar, oportunamente, na construção de um centro integrado para o atendimento, por meio do fornecimento de planta para construção e equipagem necessária.

Prefeito e gestores receberam a diretora nacional no gabinete de governo do Paço Municipal
Prefeito e gestores receberam a diretora nacional no gabinete de governo do Paço Municipal (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

“Jundiaí, Cidade das Crianças, adere agora a mais esta iniciativa para o enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes. Esta metodologia irá se somar a outros serviços e equipamentos públicos já existentes, como a escuta especializada da vítima, consolidado de modo intersetorial. Os próximos passos serão a apropriação desse instrumental pela equipe e como podemos aprimorar os atendimentos, sempre preocupado com a urgência da vítima”, comentou o Prefeito Luiz Fernando.

Maria Leonina apresentou as iniciativas que fazem parte da metodologia. “Jundiaí é um Município diferenciado, mas este zelo com a proteção das crianças e adolescentes, infelizmente, não é a realidade da maior parte do País. Por isso, foi criada a metodologia, a fim de disciplinar o sistema de garantia de direitos. Integrar os serviços é essencial para permitir que estes orbitem em torno da vítima, e não o contrário, já que isso só faz com que ela se revitimize, cada vez que precisa repetir seu depoimento”.

A metodologia será implementada por meio de Comitê Gestor, composto, entre outros, por gestores e representantes das Unidades de Gestão envolvidas da Casa Civil (UGCC), de Educação (UGE), de Promoção da Saúde (UGPS) e de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS).

[tdj-leia-tambem]

A gestora da UGE, Vasti Ferrari Marques, também compartilhou o trabalho preventivo e de denúncia realizado na rede municipal, junto aos alunos, aos educadores e também à comunidade, para o enfrentamento à violência, como apresentação de peças teatrais temáticas e o conteúdo “Cria na Paz”, desenvolvido em parceria com a Allma Hub, parceria da Prefeitura para os temas da Primeira Infância. Vasti sugeriu também incluir nos Chrome Books utilizados pela rede um aplicativo desenvolvido pelo Ministério com orientações lúdicas e canais de denúncia.

O gestor da UGPS, Tiago Texera, também falou das dificuldades na obtenção de referências no País para a implementação da escuta, por conta do pioneirismo de Jundiaí, e apresentou a ampliação do serviço já instalado no HU também para o enfrentamento à violência contra a mulher, idosos e homens.