
Jundiaí alcançou o 3º lugar na primeira categoria da 7ª edição do Município Agro – Ranking Paulista, promovido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA-SP). O programa reconhece políticas públicas voltadas ao crescimento do setor agropecuário, e a colocação garantiu ao município um prêmio de R$ 100 mil para investimentos no agro.
O valor poderá ser usado tanto para custeio quanto para investimentos estruturais no setor. Segundo Ricardo Pereira, diretor da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), a iniciativa vai além do incentivo financeiro.
“O Município Agro estimula a melhoria da gestão no campo e facilita o acesso a programas e convênios estaduais”, afirmou.
A avaliação considerou indicadores como governança, planejamento territorial, sustentabilidade, inovação e execução. Mais de 60% da nota está relacionada à eficiência da gestão agropecuária, como atuação dos conselhos, regularidade dos programas e qualidade da assistência técnica.
Conquista para Jundiaí
Para Marcela Moro, secretária de Abastecimento e Turismo de Jundiaí, a conquista reflete o trabalho técnico da cidade.
“Esse resultado é fruto do empenho da equipe do Departamento de Agronegócio. Mostra como Jundiaí tem investido no setor”, disse.
O recurso será aplicado com base em critérios técnicos e validados pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. “Com certeza, contribuirá para a aquisição de equipamentos e tecnologias para os produtores rurais locais”, completou.
Durante a cerimônia, o governador Tarcísio de Freitas destacou a importância do agro paulista.
“O Brasil é uma potência agroambiental porque o agro é forte. Produzimos mais, preservando nossas reservas florestais”, afirmou.