
Despercebidas até que se precise de uma, as lixeiras públicas deixaram de ser exclusividade das praças e ruas do Centro e ganham espaço nas vias dos bairros.
Neste ano 439 lixeiras foram instaladas pela Prefeitura de Jundiaí em vários pontos da cidade. Para o próximo ano a meta é ampliar a oferta do equipamento para mais pontos nos bairros. A ampliação total do número de lixeiras é de 150%.
O investimento para a ampliação do serviço para a população foi próximo de R$ 500 mil ao longo dos três anos.
“São medidas simples que garantem a melhoria do cuidado com a cidade. Fizemos trocas das 500 lixeiras que existiam até 2016 e ampliamos a oferta para os bairros distantes, instalando em pontos estratégicos para o acesso da população que está em circulação pela área. Ao todo, estão espalhadas pela área urbana 1,2 mil lixeiras, o que resulta em ampliação de 140% de aumento. Para o próximo ano a ampliação permanece, com meta de instalação de outras 400 em bairros outros locais, com investimento superior a R$ 150 mil”, explica o diretor de Limpeza Pública da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), Márcio Moraes.
O equipamento é fundamental para a manutenção da limpeza urbana, inclusive com impacto na saúde da população.
“O descarte da embalagem de salgadinho, doce ou sorvete é feito na rua, esse material irá entupir as bocas de lobo e canalizações de águas pluviais, que impedem o escoamento das águas das chuvas, causando alagamento em casas. O risco de transmissão de doenças é potencializado em situações como esta, que poderiam ser evitadas com ações simples”, explica a diretora de Vigilância em Saúde da Unidade de Gestão de Promoção de Saúde (UGPS), Fauzia Abou Abbas Raiza.