leito

A confirmação da parceria entre o Hospital São Vicente (HSV) e Hospital Regional (HR) foi dada na noite desta quarta-feira (10). A partir de hoje, mais de 30 leitos de enfermaria e mais dois leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) serão destinados ao HR como retaguarda ao atendimento das demandas gerais do HSV. Em relação à Covid-19, segundo dados da Prefeitura, os leitos foram ampliados em 105%, passando de 82 para 168 desde o início do ano.

Destes 168, 83 são leitos destinados à UTI e 85 são de enfermaria. O superintendente do HSV, Matheus Gomes, comenta a importância da ampliação. “É maior que o ofertado em estrutura interna do HSV durante o primeiro pico da pandemia. Além disso, viabilizamos parceria com o Hospital Santa Elisa para atendimento de pacientes não-Covid-19, onde temos a retaguarda de 35 leitos de enfermaria e três de UTI.”

A ampliação foi resultado de conversas entre o Prefeito Luiz Fernando Machado e o vice-governador Rodrigo Garcia. “A parceria com o Estado, a partir da rapidez do vice-governador Rodrigo Garcia, amplia as possibilidades para o atendimento de Jundiaí e da região, que conta com cerca de 900 mil habitantes e tem nossa cidade como referência em alta complexidade”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado.

[tdj-leia-tambem]

Mesmo com o aumento de leitos na cidade, é fundamental que a população siga cumprindo as medidas preventivas à Covid-19 – isolamento social, uso de máscara, higienização e ventilação de ambientes. “Avançamos, mas somente com o apoio da população vamos conseguir superar mais essa fase severa da pandemia”, ressalta Luiz.

O gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera, relembra os parceiros durante o enfrentamento da pandemia. “No ano passado, o HR e o HSV trabalharam em conjunto, como um grande complexo de atendimento à Saúde, para garantir que tanto a pessoa que precisasse de um leito para Covid-19, quanto para aqueles que estavam com outras doenças com necessidade de internação, tivessem demanda atendida. Ninguém precisou ser transferido para outra cidade”, comenta o gestor.