
Entre 2017 e 2018, os serviços prestados pela Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) da Prefeitura de Jundiaí foram ampliados em até 1.634%.
No levantamento, realizado pelas equipes da unidade, foram levados em conta os serviços de roçada de mato, raspagem de guias e calçadas, poda e remoção de árvores.
Enquanto os cortes de mato em vias públicas, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), parques e praças cresceu 80,6% em 2019 comparado a 2017, a raspagem de pequenas quantidades em guias e calçadas subiu 128,5%.
As podas e remoção de árvores tiveram números ainda mais expressivos, com 110,5% e 1.634%, respectivamente.

As equipes, orientadas com os cuidados necessários no trabalho, não cortam mais que 30% das copas das árvores, uma vez que a poda excessiva compromete a saúde da planta. O mesmo acontece com a remoção, que deve ser autorizada pela Prefeitura com base na análise de engenheiros agrônomos contratados e laudos técnicos que comprovem a necessidade da retirada.
Vale lembrar que sempre que acontece uma remoção, há o replantio no mesmo local daquela espécie de árvore ou de outro que seja compatível com o ambiente urbano.
Retirada de árvores
O indivíduo que cortar, danificar ou provocar a morte de uma árvore em área pública está sujeito às penalidades previstas nas leis 3.233/1988 e 8.837/2017, que definem as multas e a instauração de inquérito civil de infração ambiental.
Para solicitar pedido de roçada, raspagem de mato, poda ou remoção de árvore, o munícipe deve entrar em contato pelo telefone 156.
[tdj-leia-tambem]