Autoridades e organizadores participam da abertura da FENS em Jundiaí, com discurso em púlpito e painel do evento ao fundo.
Abertura da FENS, em Jundiaí, marco no empreendedorismo (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O ano de 2025 marcou um ciclo de avanços expressivos para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Jundiaí. As entregas reforçaram a capacidade do município de atrair investimentos, gerar empregos, fortalecer o empreendedorismo e consolidar a cultura da inovação.

As ações estiveram distribuídas pelos quatro eixos do programa Desenvolve+Inova+, Invest+, +Negócios e Emprega+ — ampliando resultados e aprofundando iniciativas que impactam diretamente o desenvolvimento sustentável da cidade.

Conforme destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Humberto Cereser, 2025 também foi um ano de importantes conquistas na promoção da inclusão produtiva, com destaque para o desempenho de Jundiaí na contratação de pessoas com deficiência e o fortalecimento das oportunidades destinadas à juventude.

“Além disso consolidamos o Desenvolve+ como uma política pública estratégica para Jundiaí. Avançamos em inovação, fortalecemos o ambiente de negócios, ampliamos a oferta de empregos e atraímos investimentos que garantem desenvolvimento para o presente e para o futuro. A inclusão produtiva também foi um dos pilares do nosso trabalho, reforçando o compromisso de que Jundiaí é uma cidade de oportunidades para todos”.

Eixo Inova+: ciência, tecnologia e criatividade em destaque

O eixo Inova+ teve um ano robusto, fortalecendo o ecossistema de inovação do município e criando um ambiente de negócios atrativo para startups e empresas que desenvolvem soluções com impacto direto na vida da população.

Entre os destaques estão as maratonas e eventos de inovação, que reuniram centenas de estudantes e profissionais:

  • 3 Maratonas de Inovação, reunindo 360 alunos
  • Startup Day (Anchieta): 80 participantes
  • Startup Weekend Health (FMJ): 45 participantes
  • Ideathon (Parque da Uva): 56 participantes
  • Tech Day (CIESP): 95 participantes
  • Total: 276 participantes em eventos técnicos e de tecnologia

O ano também contou com a Expo Profissões, que recebeu mais de 3 mil visitantes, além do fortalecimento dos programas de incubação e pré-incubação, com quatro startups inscritas e uma incubada na FMJ, e 14 inscritas no Campus Jundiaí.

Outro avanço importante foi a estruturação da Cadeia Produtiva Local de Tecnologia, reunindo 26 empresas, além da realização de seis reuniões do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia.

Eixo Invest+: atração de empresas e novos investimentos

O eixo Invest+ intensificou o diálogo com o setor produtivo e ampliou os resultados na atração e expansão de empresas, consolidando Jundiaí como destino estratégico para investimentos.

Ao longo do ano, foram realizados:

  • 18 encontros do Setor Produtivo com o Prefeito
  • 6 visitas do Executivo a grandes empresas, como Coca-Cola, Foxconn, Plascar, Fini, Dubar e AGCO
  • 12 expansões industriais registradas
  • 8 novas grandes empresas atraídas para o município

Jundiaí também teve participação e apoio à Feira Brasil Log, que contou com 80 expositores e mais de 5 mil visitantes, além de parcerias com o Instituto Federal para capacitações e realização da Feira das Profissões.

O período marcou ainda a atualização do Guia de Investimentos da cidade e o apoio a quatro campanhas da Lei Rouanet, ampliando o alcance das ações culturais e econômicas.

Eixo +Negócios: apoio direto ao empreendedor local

O eixo +Negócios avançou no fortalecimento do empreendedorismo, ampliando oportunidades de visibilidade, capacitação, conexões de mercado e geração de renda.

Entre as principais ações estão:

  • FENS nos Bairros – Região Sul: 56 empreendedores atendidos
  • FENS no Parque da Uva: 420 empreendedores
  • Conecta Networking: 200 participantes
  • Abertura do Balcão do Empreendedor
  • Grande Rodada de Negócios com o Sebrae, reunindo 130 empreendedores

Eixo Emprega+: inclusão produtiva e empregabilidade

Voltado à empregabilidade, inclusão produtiva e qualificação da mão de obra local, o eixo Emprega+ conectou trabalhadores e empregadores, reduzindo o tempo de recolocação profissional e ampliando o acesso ao mercado de trabalho.

Em 2025, foram realizadas:

  • 18 ações de empregabilidade nos CRAS, com atendimento a 290 pessoas — 36% delas empregadas formalmente
  • Mutirões e ações setoriais, incluindo CREAS Vetor Oeste, Romão de Souza, Rio Acima, Mutirão PcD, Retiro – Paróquia São José Operário, Maxi Shopping, Fazenda Grande e universidades Anchieta e Anhanguera
  • Prefeitura na Área – Vila Maringá, com 1.444 atendimentos
  • 3.724 atendimentos de seguro-desemprego, em parceria com a Receita Federal

Inclusão produtiva e oportunidades para todos

Um dos grandes destaques do ano foi o avanço nas políticas de inclusão no mercado de trabalho. Jundiaí alcançou a 8ª posição no Estado de São Paulo em contratações de pessoas com deficiência (PcDs), consolidando-se como uma cidade que valoriza a empregabilidade inclusiva.

O programa Jundiaí Empreendedora apoiou a mobilização das empresas e ampliou a oferta de oportunidades. A Secretaria também fortaleceu a implementação de vagas afirmativas, criando condições de inserção profissional para a geração prateada, mães atípicas, entre outros públicos.

Outra inovação de 2025 foi o estímulo às vagas em regime intermitente, ampliando a diversidade de formatos de contratação. No atendimento aos jovens, houve expansão das ações voltadas ao sistema de aprendizagem, reforçando a transição para o primeiro emprego.

O ano marcou ainda os 25 anos do Banco do Povo Paulista em Jundiaí, consolidando o programa como uma das principais portas de acesso ao crédito produtivo para pequenos negócios.

Confira a entrevista completa pelo YouTube: