
Na última quarta-feira (30), em reunião agendada pelo Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão, com o gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, foi apresentado os avanços no plano de restauro do Complexo Fepasa – anunciado pela Prefeitura em setembro deste ano.
Atualmente, como parte dos recursos destinados pelo programa Avança Jundiaí, está em execução a construção do Plano Diretor de destinação de ocupação do complexo. Já para as obras a serem executadas, serão destinados mais R$ 4,5 milhões provenientes do Avança Jundiaí e Fundo de Interesse Difuso do Estado.
Além destes recursos, o restauro conta ainda com projetos de incentivos fiscais aprovados nas esferas do Estado e União no valor total de R$ 32,5 milhões, com inscrição para assinatura de termo de convênio com a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania.
Peroni também expôs a atuação da Prefeitura no Complexo. “O Complexo já é o local de ensaio para corpos artísticos, como a Cia. Jovem de Dança, a Cia. de Teatro e o Coral Municipal. São diversos os grupos teatrais que ensaiam e se apresentam por lá, e, desde agosto, é realizada a ‘Feira nos Trilhos’ com as barracas de alimentação. Assim trabalhamos para dar um novo significado ao espaço, para que ele se transforme em um grande polo, que alia cultura, diversão e produção de economia criativa, algo alinhado com a proposta desta Secretaria Estadual”.
Diante do exposto pela UGC, Sá Leitão indicou as diretrizes que entende necessárias para impulsionar a captação de recursos. “Precisamos de grandes parceiros, como os governos estadual e federal, além da iniciativa privada e de parceiros internacionais”. Ele também aproveitou para dizer que estará à disposição para acompanhar o planejamento.
Também participaram da reunião de alinhamento o superintendente em São Paulo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Ronaldo Cunha Ruiz; o arquiteto da superintendência do IPHAN Anderson Félix de Sá; a coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH) da Secretaria, Valéria Rossi Domingos; e o assessor de gabinete de Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional, Ivan Santos.
Com área total de 111 mil metros quadrados, sendo 45 mil de área construída, o Complexo atualmente hospeda diversas Unidades de Gestão da Prefeitura, como Cultura (UGC), Mobilidade e Transporte (UGMT), Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS); além da Guarda Municipal, da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) do Poupatempo e a Faculdade de Tecnologia de Jundiaí (Fatec) Deputado Ary Fossen.