
Durante o evento do Dia Mundial da Criatividade no Brasil, nesta quinta-feira (22), as iniciativas da Prefeitura de Jundiaí voltadas à Infância e o programa Cidade das Crianças foram apresentados no painel “Prêmio Brasil Criativo”, pelo gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, A mediação ficou por conta de Vívian Rio Stella.
O Dia Mundial da Criatividade é um festival colaborativo desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2017. O objetivo é criar, em escala global, uma rede de cooperação econômica, social, educacional e de saúde, com foco no uso de criatividade e inovação para a solução de problemas. O evento contou com intervenções de participantes a partir de diversas cidades do mundo inteiro. Todo o conteúdo permanece disponível na internet.
Um dos assuntos citados na reunião foi sobre a importância da criatividade caminhar junto à infância das crianças. “As questões que envolvem o futuro são desconhecidas, mas sabemos que a criatividade será algo essencial nele. Mas o futuro também está no presente, pois ele está na criança. Em Jundiaí, decidimos ouvir as crianças para que o potencial da sua criatividade fosse uma das principais premissas para o olhar da cidade”, explica Peroni.
Cidade das Crianças
O gestor também conta sobre a adesão de Jundiaí, em 2018, à rede Mundial de Cidade das Crianças, que foi idealizada pelo pedagogo italiano Francesco Tonucci e é composta por mais de 200 cidades.
Peroni cita que a política para a Infância foi definida como prioridade em Jundiaí. “Disso surgiram conquistas, como a formação de um Comitê das Crianças, que dialoga e faz propostas para o prefeito, e que irá discutir o orçamento da Prefeitura em seu Plano Plurianual; a criação de um grupo de trabalhos na Prefeitura para discutir as questões relativas; e a presença de um capítulo específico sobre as prioridades tanto no Plano Diretor quanto no Plano de Governo de todas as Unidades de Gestão”.
Além da experiência da cidade pelo desemparedamento na volta às aulas no Mundo das Crianças, outros programas apresentados na reunião foram:
- “Entre a Casa e a escola” – de escuta das crianças e qualificação dos caminhos entre as residências e as unidades escolares, para que sejam lúdicos e deem conforto e segurança;
- “Ruas de Brincar” – permite a gestão por parte dos moradores de determinadas ruas, a partir de solicitação, para que as ruas não tenham tráfego de carros aos domingos e feriados e assim as crianças possam brincar.