Foto: Prefeitura de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí apresenta saldo positivo em vagas de emprego com carteira assinada pelo segundo mês consecutivo, neste ano. Em fevereiro, a cidade criou 810 vagas de empregos formais de acordo com os números divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que reúne o total de admissões e desligamentos mensalmente, e são divulgados pelo Ministério do Trabalho. O número de fevereiro apresentou um aumento de 136% nas vagas criadas em carteira assinada em Jundiaí em relação a janeiro. No primeiro mês do ano, foram criadas 343 vagas.

O número de fevereiro divulgado pelo Caged decorreu de ter havido no Município 8.522 admissões e de 7.712 desligamentos. “Não é função do governo gerar empregos, mas criar um ambiente favorável para investimentos que gerem oportunidades para a população. E assim temos feito. O saldo positivo de postos de trabalho e o aumento de 136% de janeiro para fevereiro validam o caminho seguido, de apoio aos empreendedores, com oferta de capacitações e ecossistema inovador de estímulo aos investimentos. Como sempre digo, cidade boa é cidade que tem emprego”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado.

[tdj-leia-tambem]

Os dados do Caged divulgados apontaram saldo positivo no nível de emprego em cinco grupos de atividade econômica. No comércio, foram 343 de saldo positivo (2.089 admitidos e 1.746 desligamentos). Em Serviços, foram 278 de saldo positivo (4.663 admitidos e 4.385 desligamentos).  Na Indústria, o saldo foi de 75, com 1.296 admitidos e 1.221 desligamentos. Na Construção, o saldo foi de 113, com 353 admitidos, contra 113 desligamentos. Na Agropecuária, saldo foi de um, com oito admitidos e sete desligamentos.

De acordo com o gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Cristiano Lopes, o programa Jundiaí Empreendedora é um grande fomentador na criação de vagas de trabalho. “O portal Jundiaí Empreendedora tem se mostrado uma ferramenta importante nesta construção e vem cumprindo seu papel de conectar as pessoas através do mundo digital. O Espaço Jundiaí Empreendedora também faz a diferença e já virou referência no Estado. Além disso, temos trabalhando forte em três eixos – qualificação de pessoas, inovação e empreendedorismo local – e temos avançado muito, com programas importantes como o Qualifica Jundiaí de qualificação profissional, o Campus Jundiaí de fomento à inovação, além do Jundiaí Empreendedora”, explica.