
A Prefeitura de Jundiaí apresentou aos gestores municipais uma proposta de programação para o evento internacional da Rede Latino-Americana Cidade das Crianças e da rede Urban95, da Fundação Bernard Van Leer. A apresentação da proposta aconteceu durante reunião de monitoramento das ações prioritárias voltadas à criança e à primeira infância, realizada nesta quarta-feira (08).
Além disso, o Gestor de Cultura, Marcelo Peroni, ainda mostrou os oito eixos que as equipes municipais trabalharão no evento.
De acordo com o planejamento, a gestão municipal abrirá o evento no Teatro Polytheama. A abertura contará com a presença do renomado pedagogo italiano e fundador da Rede Internacional Cidade das Crianças, Francisco Tonucci. Haverá, também, encontro com prefeitos de outras cidades, interessados em desenvolver políticas voltadas às crianças; painéis com temas selecionados de acordo com os eixos definidos; e visitas guiadas aos equipamentos municipais.
A definição dos eixos foi feita alinhada com o Estatuto da Criança e do Adolescente e Direito das Crianças e Adolescentes das Nações Unidas. São eles: promover a participação da criança na sociedade, garantir a autonomia para que a criança usufrua da cidade, direito à educação, direito à saúde, direito à cultura, participação em redes internacionais e ferramentas do desenvolvimento.
[tdj-leia-tambem]
“Estamos fazendo o alinhamento dos últimos detalhes, finalizar os projetos e deixar a cidade pronta para receber os visitantes. Para além do evento, os investimentos irão qualificar os espaços e serviços. Uma cidade boa para as crianças é uma cidade boa para todos”, diz o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.
O evento acontecerá entre 18 e 24 de março e têm foco específico na divulgação e discussão de políticas da primeira infância.
Jundiaí: Cidade das Crianças
Jundiaí conta com mais de 30 ações voltadas ao tema da primeira infância, como intervenções urbanísticas em áreas da infância, identidades visuais lúdicas em equipamentos públicos e medidas de segurança no trânsito. Além disso, a cidade tem ações consolidadas como o Mundo das Crianças, o desemparedamento da infância e o Plano Municipal da Primeira Infância.