amanhecer com o sol alaranjado e silhuetas de prédios ao fundo. no meio da imagem corre um rio

A temperatura em Jundiaí disparou nesta sexta-feira e atingiu 35ºC, que deve se repetir neste sábado (12). Já no domingo (13), os termômetros podem chegar a 34ºC, conforme informações do ClimaTempo.

Lembrando que estamos no inverno, que termina apenas no próximo dia 22.

Além do calor, o tempo seco tem predominado nos últimos dias e está em “clima de deserto” desde quinta-feira (10), quando a umidade relativa do ar chegou a 17%. Nesta sexta-feira subiu um pouco, para 19%, mas continua em estado de alerta. O período crítico de baixa umidade do ar é entre 14h às 16h.

Segundo a Defesa Civil de Jundiaí, não há previsão de chuva para os próximos dias. A última chuva expressiva que atingiu o município foi no dia 21 de agosto (16 mm). 

As altas temperaturas juntamente com a baixa umidade contribuem para o aumento no número de queimadas. É possível denunciar por telefone, via 156. Em caso de queimadas acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Em caso de ocorrências, a Defesa Civil disponibiliza no aplicativo da Prefeitura de Jundiaí um meio para denunciar os incêndios com envio de fotos e geolocalização. 

[tdj-leia-tambem]

Recomendações

Entre as recomendações para minimizar os efeitos da baixa umidade relativa do ar está o de evitar exercícios físicos entre as 11h e 17h; consumir muita água; evitar aglomerações e a permanência prolongada em ambientes fechados ou com ar condicionado; lavar as mãos com frequência e evitar colocá-las na boca e no nariz.

O tempo seco aumenta a concentração de ácaros e poeira por isso é importante manter a casa sempre limpa e arejada, além de umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins. Além de não queimar lixo e provocar queimadas.