
Na manhã da última sexta-feira (28), as metas fiscais do município de Jundiaí, referentes ao 3º quadrimestre de 2019, foram apresentadas durante audiência pública na Câmara Municipal.
A audiência teve à frente o vereador Wagner Ligabó (CID), e os dados foram apresentados pelo gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi.
O gestor da UGGF demonstrou os indicadores de desempenho da gestão fiscal do município nos últimos quatro meses de 2019 e um comparativo com o mesmo período do ano anterior.
Apesar das contas do município em dia, com desempenho positivo e Receita Corrente Líquida (RCL) de R$ 1,9 bilhão, o que mais chamou a atenção dos dados foi a queda na arrecadação correspondente a ICMS, ISS, Fundeb, IPTU e IPVA – responsáveis por 52% da arrecadação do município e que financiam os serviços prestados ao cidadão.
“Cerca de 80% dos municípios brasileiros, atualmente, não têm arrecadação suficiente para financiar suas despesas elementares. Jundiaí está fora desse panorama nefasto”, disse Parimoschi.
Parimoschi ainda disse que o cenário não comprometeu áreas da Saúde e Educação, conforme determinação do prefeito Luiz Fernando Machado.
O presidente da Comissão de Orçamento da Câmara, o vereador Marcelo Gastaldo (PTB) ressaltou o esforço da administração municipal em driblar as dificuldades decorrentes da lenta retomada da economia no país.
Também estiveram presentes à audiência os vereadores Douglas Medeiros (PP), Albino (PL) e Edicarlos Vieira (PSD), além da equipe da UGGF.
As informações podem ser consultadas no Portal da Transparência, no site da oficial da Prefeitura.