
Nesta terça-feira (08), a Amazon Web Service lançou o edital do Fundo para Educação em Jundiaí. A AWS oferta de nuvem mais abrangente e amplamente adotada do mundo. O projeto visa incentivar o desenvolvimento de programas de promoção de práticas inovadoras no ensino fundamental, anos iniciais, nas escolas municipais de educação básica (EMEB).
O fundo de R$ 950 mil está aberto a associações e fundações do Estado de São Paulo que tenham interesse em iniciar ou desenvolver um projeto dentro das escolas municipais nas categorias STEM e habilidades digitais, aprender brincando, inclusão, sustentabilidade, saúde mental ou habilidades socioemocionais. Por meio do fundo, a AWS visa fornecer até R$ 100 mil por organização. A articulação aconteceu através da Rede Jundiaí de Cooperação, ligada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF).
Investimento
O fundo está sendo lançado em colaboração com a Unidade de Gestão de Educação de Jundiaí. De acordo com o prefeito Luiz Fernando Machado, a ação ampliará as iniciativas da unidade. “Jundiaí, tem como meta a excelência no desenvolvimento das infâncias da cidade. Jundiaí, Cidade das Crianças, ocupa a 5ª posição entre os 100 maiores municípios brasileiros no quesito Educação (Macroplan, 2020), resultado de trabalho desenvolvido com conteúdo exclusivo, elaborado pelas equipes pedagógicas municipais, a partir do Programa Escola Inovadora, que prioriza o contato com a natureza como propulsor para a apropriação do conhecimento pelos meninos e meninas da cidade”, ressalta o prefeito.
“A AWS investe no Brasil há mais de 10 anos e o lançamento do AWS Fundo para Educação reforça nosso compromisso com o país”, diz Paulo Cunha, diretor-geral da AWS. “Acreditamos que o AWS Fundo para Educação não apenas inspirará, mas também contribuirá na capacitação das organizações para fortalecer a educação no município de Jundiaí, de uma forma que beneficie a todos de forma sustentável. Para nós, o fundo desempenhará um papel importante no apoio ao município e incentivamos qualquer pessoa interessada a se inscrever hoje para ajudar a fazer a diferença.”
Para o detalhamento do edital, no dia 17 de agosto, às 16h, a gestão realizará um webinar. Os interessados em participar da iniciativa podem se inscrever no link: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_filN4zCPSKWYDkVGcDEEZw
[tdj-leia-tambem]
Educação em Jundiaí
A rede municipal de Jundiaí conta com 104 escolas, 32 mil estudantes e cerca de 4 mil profissionais em atuação diária com as crianças. Através do AWS Fundo para Educação, a ação selecionará projetos que alarguem, complementem ou introduzam novos elementos inovadores que se alinhem com estas prioridades do Município.
De acordo com a gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE) Vastí Ferrari Marques, a parceria resultará em grandes avanços. “A Educação de Jundiaí está nos olhos do mundo, a partir das ações inovadoras desenvolvidas para a aprendizagem em contato com a natureza e desenvolvimento das potencialidades. O Fundo para a Educação, da AWS, é um grande aporte para as iniciativas do Programa Escola Inovadora de Jundiaí”, comenta a gestora.
O crescimento da sociedade a partir do presente educacional das crianças, em contato com a natureza e desenvolvimento de suas potencialidades é uma das premissas do Programa Escola Inovadora, estruturado a partir de três eixos: a formação dos educadores, a ambiência do prédio escolar e a qualidade de ensino. Novas tecnologias na sala de aula: jogos com raciocínio lógico e educação socioemocional, além do inglês, robótica, alimentação saudável e o ‘Desemparedamento da Escola’, utilizando espaços ao ar livre como sala de aula também são realidade na Cidade das Crianças.
Fundo
A ChangeX administrará o fundo. Ela é uma organização sem fins lucrativos que alimenta uma plataforma de engajamento comunitário projetada para levar financiamento e recursos diretamente nas mãos dos cidadãos para poderem liderar projetos impactantes em suas comunidades.
As candidaturas passarão por análise, avaliação e pontuação, de acordo com os critérios de financiamento do programa. Isso inclui o impacto potencial do projeto na comunidade e o alinhamento com as prioridades municipais. As candidaturas a projetos já estão abertas, e os interessados podem enviar as propostas até 5 de setembro de 2023.
A iniciativa de fundos comunitários deste ano faz parte do compromisso da AWS com o Brasil. A AWS investe em organizações locais e organizações sem fins lucrativos, apoia iniciativas locais de qualificação tecnológica, ajuda a desenvolver programas de educação em ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM), contribui para o desenvolvimento econômico, apoiando o emprego para mulheres, digitalização da economia, agroindústria e desenvolvimento do setor de artesanato, planos de sustentabilidade ambiental, além de fornecer benefícios à comunidade por meio de esforços voluntários de seus funcionários.